Crenças de auto-eficácia, autoconceito e desempenho em matemática

Autores/as

  • Liliane Ferreira Neves Inglez de SOUZA Universidade Estadual de Campinas
  • Márcia Regina Ferreira de BRITO Universidade Estadual de Campinas

Palabras clave:

Auto-eficácia, Autoconceito, Desempenho, Matemática

Resumen

Este trabalho teve como objetivo investigar as relações entre o autoconceito, as crenças de auto-eficácia e o desempenho em Matemática de alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. Participaram do estudo 122 estudantes de terceira e quarta séries, de ambos os gêneros, com idade variando de oito a treze anos, matriculados em uma escola pública estadual de um município do interior de São Paulo. Os dados foram coletados por meio de um questionário de auto-eficácia matemática, uma escala de autoconceito matemático e uma prova de matemática. Para se verificar correlações entre as variáveis, foi efetuada a matriz de correlação de Pearson. A análise dos resultados mostrou que o desempenho dos alunos encontrava-se positivamente relacionado ao autoconceito e à auto-eficácia matemática. Além disso, pôde-se evidenciar uma relação positiva e significativa entre tais constructos. De forma geral, os resultados deste estudo confirmaram dados de outros sobre a mesma temática, bem como as formulações teóricas da perspectiva sócio-cognitiva.

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Publicado

2008-06-30

Cómo citar

SOUZA, L. F. N. I. de ., & BRITO, M. R. F. de . (2008). Crenças de auto-eficácia, autoconceito e desempenho em matemática. Estudos De Psicologia, 25(2). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6986