Comparação da vulnerabilidade de estudantes da escola pública e particular em relação ao HIV

Autores/as

  • Brigido Vizeu CAMARGO Universidade Federal de Santa Catarina
  • Raquel Bohn BERTOLDO

Palabras clave:

AIDS, Escola, Vulnerabilidade

Resumen

Os adolescentes fazem parte de uma população vulnerável à Síndrome da Imunodeficiência Adquirida, pois demandam emancipação, o que implica riscos. O presente estudo compara adolescentes de meios socioculturais distintos (escola pública - diurno e noturno - e privada) quanto ao conhecimento, comunicação, risco sobre a Síndrome da Imunodeficiência Adquirida e atitude quanto ao preservativo. Utilizou-se um survey com 1 386 estudantes de ensino médio. O ambiente dos alunos do noturno é mais similar ao do adulto. Apesar de eles apresentarem atitudes positivas em relação ao uso do preservativo, essas não foram tão positivas quanto aquelas dos alunos do diurno. Apresentaram também mais problemas de conhecimento que os do diurno, estando tais problemas associados a atitudes menos positivas diante do preservativo, menor intenção em usá-lo, menor uso efetivo, e maior medo de contrair o vírus. O comportamento de risco dos alunos do turno noturno, associado a fatores cognitivos e ambientais, indica sua maior vulnerabilidade perante o Vírus da Imunodeficiência Adquirida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Akkari, A. J. (2001). Desigualdades educativas estruturais no Brasil: entre estado, privatização e descentralização. Educação e Sociedade, 22 (74), 163-189.

Ayres, J. R. C. M. (1996). O jovem que buscamos e o encontro que queremos ser: a vulnerabilidade como eixo de avaliação de ações preventivas do abuso de drogas, DST e AIDS entre crianças e adolescentes. In D. Tozzi, N. L. Santos, C. M. Amaro, E. Almeida, E. J. Silva & M. L. Pereira (Orgs.), Papel da educação na ação preventiva ao abuso de drogas e às DST/AIDS. São Paulo: Fundação para o Desenvolvimento da Educação.

Ayres, J. R. C. M., França, I. J., Calazans, G. J., & Saletti, H. C. F. (1999). Vulnerabilidade e prevenção em tempos de AIDS. In R. M. Barbosa, R. Parker. Sexualidades pelo avesso: direitos identidades e poder. São Paulo: Ed. 34.

Bandura, A. (1997). Self-efficacy in changing societies. Cambridge: Cambridge University Press.

Béria, J., & Barros, A. J. D. (1998). Oito meses depois: o impacto da intervenção entre os adolescentes. In J. Béria (Org.), Ficar, transar...: a sexualidade em tempos de AIDS (pp.111-126). Porto Alegre: Tomo Editorial.

Béria, J., Oliveira, O. M. F., & Carret, M. L. V. (1998). Adolescentes e HIV/AIDS: Pesquisa formativa em um estudo de intervenção. In J. Béria (Org.), Ficar, transar...: a sexualidade em tempos de AIDS (pp.37-54). Porto Alegre: Tomo Editorial.

Camargo, B. V. (1997). Estudo do conhecimento, das atitudes, e dos aspectos da comunicação relativos a prevenção da AIDS dos estudantes das 3as séries da Escola Técnica Federal de Santa Catarina (pp.1-16)(Relatório Técnico de Pesquisa). Florianópolis:UFSC/LACCOS.

Camargo, B. V., Botelho, L. J., & Souza, E. S. B. (2001). AIDS, sexualidade e atitudes sobre a proteção contra o HIV: um estudo descritivo com adolescentes do nível médio da rede de ensino (Florianópolis, Itajaí e Balneário Camboriú) (pp.1-42) (Relatório Técnico de Pesquisa). Florianópolis: UFSC/LACCOS.

Camargo, B. V., Hias, F. M. S., & Machado, P. V. (2002). O impacto da informação preventiva da AIDS: estudo experimental dos efeitos da leitura de panfletos informativos sobre o conhecimento e a atitude relativos à transmissão e proteção do HIV (Relatório técnico de pesquisa). Florianópolis: UFSC/LACCOS.

Casassus, J. (2002). A escola e a desigualdade. Brasília: Plano Editorial.

Di Iorio, C., Kelley, M., & Hockenberry-Eaton, M. (1999). Communication about sexual issues: mothers fathers and friends. Journal of Adolescent Health, 24 (3), 181-189.

Fazio, R. H., & Zanna, M. P. (1981). Direct experience and attitude-behavior consistency. Advances in Experimental Social Psychology, 14 (1), 161-202.

Gebhart, W. A., Kuyper, L., & Greunsven, G. (2003). Need for intimacy in relationships and motives for sex as determinants of adolescent condom use. Journal of Adolescent Health, 33 (3), 154-167.

Giacomozzi, A. I. (2004). Confiança no parceiro e proteção frente ao HIV: estudo de representações sociais. Dissertação de mestrado não-publicada, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.

Ministério da Saúde. Boletim Epidemiológico DST/Aids - janeiro a dezembro de 2003. Acessado em abril 16, 2004, disponível em: www.aids.gov.br/dadosdeaids

Lima, M. L. (1998). Fatores sociais na percepção de riscos. Psicologia, 12 (1), 11-28.

Mann, J. (Org.) (1993). A Aids no mundo. Rio de Janeiro: Relume Dumará .

Nicolson, P., & Burr, J. (2003). What is 'normal' about women's (hetero)sexual desire and orgasm? a report of an in-depth interview study. Social Science and Medicine, 57 (2003), 1735-1745.

Parker, R. G. (1991). Corpos, prazeres e paixões: a cultura sexual no Brasil contemporâneo. São Paulo: Best Seller.

Rodrigues, A., Assmar, E. M. L., & Jablonski, B. (1999). Psicologia social. Petrópolis: Vozes.

Rosenberg, A. (1986). Democracia e socialismo: história política dos últimos cento e cinqüenta anos (1789-1937). São Paulo: Global Ed.

Rua, M. G., & Abramovay, M. (2001). Avaliação das ações de prevenção às DST/AIDS e uso indevido de drogas nas escolas de ensino fundamental e médio em capitais brasileiras. Brasília: Unesco.

Tinsley, B. J., Lees, N. B., & Sumartojo, E. (2004). Child and adolescent HIV risk: familial and cultural perspectives. Journal of Family Psychology, 18 (1), 208-224.

Wuo, M. (2003). Aids na escola: os contextos sociais e as representações sociais de estudantes de ensino médio. Tese de doutorado não-publicada, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.

Publicado

2006-12-31

Cómo citar

CAMARGO, B. V., & BERTOLDO, R. B. . (2006). Comparação da vulnerabilidade de estudantes da escola pública e particular em relação ao HIV. Estudos De Psicologia, 23(4). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6810