Leitura compreensiva e utilização de estratégias de aprendizagem em alunos de Psicologia

Autores/as

  • Acácia Aparecida Angeli dos SANTOS Universidade São Francisco
  • Claudette Maria Medeiros VENDRAMINI Universidade São Francisco
  • Adriana Cristina Boulhoça SUEHIRO Universidade São Francisco
  • Ligia Angeli Dias dos SANTOS

Palabras clave:

Compreensão de leitura, Desempenho acadêmico, Teste de Cloze

Resumen

Este estudo objetivou comparar o nível de compreensão em leitura percebido por alunos de Psicologia, as estratégias de aprendizagem utilizadas na superação dos problemas encontrados, bem como verificar a real dificuldade de compreensão dos alunos para responder ao teste de Cloze . Participaram 178 universitários, sendo 113 do 1º ano e 65 do 4º ano. O procedimento foi aplicado numa única sessão e consistiu de (a) leitura de um texto científico da área, (b) questões sobre as dificuldades percebidas e sobre as estratégias utilizadas para a sua superação e (c) aplicação de um teste de cloze em texto similar ao primeiro, visando à avaliação da compreensão em leitura. Observou-se diferença estatisticamente significativa no nível de compreensão em leitura com superioridade dos alunos do 4º ano em relação aos do 1º ano. Contudo os alunos do 4º ano perceberam-se com maior dificuldade na compreensão do primeiro texto, embora a diferença entre as turmas não tenha sido significativa. Os tipos de dificuldades de compreensão apontadas e as estratégias utilizadas pelos alunos apresentaram diferenças qualitativas entre as turmas.

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Publicado

2006-03-31

Cómo citar

SANTOS, A. A. A. dos ., VENDRAMINI, C. M. M. ., SUEHIRO, A. C. B. ., & SANTOS, L. A. D. dos . (2006). Leitura compreensiva e utilização de estratégias de aprendizagem em alunos de Psicologia. Estudos De Psicologia, 23(1). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6780