Habilidades em compreensão da leitura: um estudo com alunos de psicologia

Autores/as

  • Acácia A. Angeli dos SANTOS Universidade São Francisco
  • Adriana C. B. SUEHIRO Universidade São Francisco
  • Katya Luciane de OLIVEIRA UNICAMP/UNIFENAS

Palabras clave:

Desempenho acadêmico, Teste de Cloze, Estratégias de aprendizagem

Resumen

Este estudo objetivou analisar a relação entre a compreensão em leitura e o rendimento acadêmico em disciplinas específicas do curso de Psicologia. Participaram 115 universitários ingressantes de uma universidade do interior paulista. Foram aplicados dois textos preparados segundo a técnica de Cloze e um questionário com questões fechadas, visando identificar os tipos de avaliação de aprendizagem utilizados pelos professores. Os resultados obtidos evidenciaram a existência de índices de correlação positiva entre os escores somados dos testes de Cloze e as notas obtidas em cada disciplina cursada. Pode-se concluir que a compreensão em leitura relaciona-se com o desempenho acadêmico, especialmente quando a nota é resultante de uma produção individual do aluno na situação de avaliação.

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Publicado

2004-08-31

Cómo citar

SANTOS, A. A. A. dos ., C. B. SUEHIRO, A., & OLIVEIRA, K. L. de . (2004). Habilidades em compreensão da leitura: um estudo com alunos de psicologia. Estudos De Psicologia, 21(2). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6699