Plano individual de atendimento: desafios para construção do projeto de vida na medida socioeducativa

Autores/as

Palabras clave:

Projeto de vida, Mediação, Medidas socioeducativas

Resumen

Este artigo tem como objetivo analisar a utilização do Plano Individual de Atendimento em uma unidade de medida socioeducativa de internação para construção do projeto de vida. Foram realizadas entrevistas individuais com dez adolescentes, com idades entre 15 e 17 anos em cumprimento de medida socioeducativa, em uma unidade de internação masculina, e uma pesquisa documental com os planos desses adolescentes. Os dados foram analisados com a Análise Temática de Conteúdo a partir das categorias Elaboração do Plano Individual de Atendimento. O que o Plano Individual de
Atendimento abordou e Objetivo do Plano Individual de Atendimento à luz da perspectiva da Psicologia Histórico-Cultural
de Vigotski. As entrevistas e planos analisados não apresentaram informações suficientes para identificação da construção
do projeto de vida. A utilização do Plano Individual de Atendimento ainda é um desafio na medida socioeducativa, para
que esta possa cumprir sua função de planejamento e assumir uma função socioeducativa.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Abrantes, A. A., & Bulhões, L. (2016). Adulthood and psychic development in class society: youth and work. In L. M Martins, A. A. Abrantes, & Facci, M. G. D. (Orgs.), Historical-cultural periodization of psychic development (pp. 241-265). Autores Associados. Portuguese.

Cenci, A., & Damiani, M. F. (2018). Development of the Historical-Cultural Theory of Activity through three generations: Vygotsky, Leontiev and Engeström. Screenplay, 43(3), 919-948. https://doi.org/10.18593/r.v43i3.16594.

Costa, C. (2015). Dimensions of the Social-Educational Measure: between the punitive and the pedagogical. Texts & Contexts, 14(1), 62-73. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2015.1.16858.

Costa, C. S. S., Alberto, M. F. P., & Silva, E. B. F. L. (2019). Experiences in socio-educational measures: possibilities for young people’s project of life. Psychology: Science and Profession, 39, e186311. https://doi.org/10.1590/1982- 3703003186311

Cunha, E. O., & Dazzani, M. V. M. (2016). The school and the adolescent in conflict with the law: exposing the points of a difficult relationship. Educação em Revista, 32(1), 235-259. https://doi.org/10.1590/0102-4698144008.

García, L. (2013). Youth, responsibility and social commitment. Adoleca.

Leal, Z. F. R. G., & Mascagna, G. C. (2016). Adolescence: work, education and omnilateral training. In L. M. Martins, A. A. Abrantes, & M. G. D. Facci, (Orgs.), Historical-cultural periodization of psychic development – from birth to old age. (pp. 221-237). Autores Associados.

Lopes, A. A. (2015). The individual care plan (PIA) from the perception of the technical team at the Carlos Santos Temporary Hospitalization Center in the District of Porto Alegre [Unpublished doctoral dissertation]. Universidade de Brasilia.

Minayo, M. C. S. (2014). The challenge of knowledge: qualitative research in health (14th ed). Hucitec.

Molon, S. I. (2009). Methodological research issues in the sociohistorical approach. Informatics in education: Theory & practice, 11(1), 56-68.

Moreira, J. O., Albuquerque, B. S., Rocha, B. F., Rocha, P. M., & Vasconcelos, M. A. M. (2015). Individual Service Plan (PIA) from the perspective of semi-liberated technicians. Serviço Social e Sociedade, 122, 341-356. https://doi.org/ 10.1590/0101-6628.026.

Munhoz, S. R. (2013). Document preparation insofar. Revista de Antropologia da UFSCar, 5(2), 70-81. http://www.rau. ufscar.br/wp-content/uploads/2015/05/vol5no2_06.SaraMunhoz.pdf.

Oliveira, C. B. E., Oliva, O. B., Arraes, J., Galli, C. Y., Amorim, G. G., & Souza, L. A. (2015). Socio-education: origin, meaning and implications for socio-educational care. Psychology in Study, 20(4), 575-585. https://doi.org/10.4025/ psicolestud.v20i4.28456.

Oliveira, J. V., Voltolini, L., & Costa, M. C. L. (2016). Behind the bars: school education for teenagers freedom of private. Ensino e Pesquisa, 14(1), 106-122.

Pereira, F. C. S. C. (2017). Analysis of the process of construction of the Individual Care Plan for the implementation of socioeducational measures [Unpublished master’s Dissertation]. Universidade Estadual Paulista.

Presidência da República (Brasil). (2012). Lei nº 12.594, de 18 de janeiro de 2012. Institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase), regulamenta a execução das medidas socioeducativas destinadas a adolescente que pratique ato infracional; e altera as Leis nºs 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente); 7.560, de 19 de dezembro de 1986, 7.998, de 11 de janeiro de 1990, 5.537, de 21 de novembro de 1968, 8.315, de 23 de dezembro de 1991, 8.706, de 14 de setembro de 1993, os Decretos-Leis nºs 4.048, de 22 de janeiro de 1942, 8.621, de 10 de janeiro de 1946, e a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943. Diário Oficial da União.

Pessoa, A. S. G., & Coimbra, R. M. (2016). The drug dealer does not go to school: processes of educating adolescents with involvement in drug trafficking. Revista Educação em Questão, 54(42), 190-117. https://doi.org/10.21680/1981- 1802.2016v54n42ID10958.

Scisleski, A. C. C., Gonçalves, H. S., & Cruz., L. R. (2015). Psychological practices in public policies of social assistance, public security and youth. Revista de Ciências Humanas, 49(2), 60-74. https://periodicos.ufsc.br/index.php/revistacfh/ article/view/2178-4582.2015v49n2p60.

Silva, A. K., & Hüning, S. M. (2013). The individual care plan as an analyzer of public policies in the socio-educational system. In L. R. Cruz, L. Rodrigues, & N. M. F. Guareschi (Orgs.). Interlocutions between psychology and national social assistance policy (pp. 149-160). EDUNISC.

Silveira, K. S. S., Machado, J. C., Zappe, J. G., & Dias, A. C. G. (2015). Future projects of adolescents deprived of liberty: implications for the socioeducational process. Revista Psicologia: Teoria e Prática, 17(2), 52-63. http://pepsic.bvsalud. org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-36872015000200004&lng=pt&tlng=pt.

Teixeira, M. L. T. (2014). Individual Care Plan (PIA) - The present and future of adolescents in compliance with a socioeducational measure. In I. L. Paiva, C. Souza, & D. B. Rodrigues (Orgs.), Juvenile justice: theory and practice in the socioeducational system. (pp.101-123). EDUFRN.

Vicentin, M. C. G., Assis, D. A. D., & Joia, J. H. (2015). The rights of children and adolescents to mental health care: tensions between protection and guardianship in the case of drug use. Diké, 4(1), 21-50. https://seer.ufs.br/index. php/dike/article/view/3749.

Vigotskii, L. S., Luria, A. R., & Leontiev, A. N. (2010). Language, development and learning (11th ed.). Ícone.

Vygotsky, L. S. (1995). Selected works – volume III: problems of the development of the psyche. Visor.

Descargas

Publicado

2022-12-20

Cómo citar

Costa, C. S. da S., Alberto, M. de F. P., & Silva, E. B. F. de L. (2022). Plano individual de atendimento: desafios para construção do projeto de vida na medida socioeducativa. Estudos De Psicologia, 39. Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6491

Número

Sección

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO