Desconstrução de preconceitos na escola: o papel das práticas dialógicas

Autores/as

Palabras clave:

Dialogismo, Educação, Preconceito, Psicologia cultural

Resumen

Parece existir um consenso entre os educadores de que o diálogo é fundamental nas práticas pedagógicas. Entretanto, a realidade das salas de aula tende a ser distinta. Para a Psicologia Cultural, monologismo e heteronomia precisam ser substituídos por práticas dialógicas. Neste artigo buscamos analisar este tópico com base nessa perspectiva teórica e nos princípios da psicologia dialógica, ilustrando nossa análise com dados de pesquisa referentes a uma atividade desenvolvida em uma escola pública, cujo propósito seria promover a desconstrução de preconceitos. Foi possível identificar que, apesar dos objetivos estabelecidos pelos professores – discussão de um curta metragem –, esses conduziram a atividade adotando uma prática monológica, mesmo afirmando valorizar uma atitude dialógica como prática pedagógica. Buscamos discutir teoricamente a razão pela qual isto tende a ocorrer, e contribuir para que os educadores sejam melhor orientados para promover a escuta, discussão e reflexão com os alunos sobre preconceitos, visando a sua desconstrução.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Alencar, R. A., Silva, L., Silva, F. A., & Diniz, R. E. S. (2016). Desenvolvimento de uma Proposta de Educação Sexual para Adolescentes. Ciência & Educação, 14(1), 159-168. https://doi.org/10.1590/S1516-73132008000100011

Bakhtin, M. M. (1986). Speech genres and other late essays. University of Texas Press.

Beghetto, R. A. (2020). Uncertainty. In V. P. Glăveanu (Org.), The Palgrave Encyclopedia of the possible (pp. 1-7). Palgrave Macmillan. https://doi.org/10.1007/978-3-319-98390-5_122-1

Branco, A. U. (2018). Values, education and human development: the major role of social interactions’ quality within classroom cultural contexts. In A.U. Branco & M. C. Lopes-de-Oliveira (Orgs.), Alterity, values and socialization: human development within educational contexts (pp. 31-50). Springer.

Branco, A. U. (2021). Cultura e processos afetivo-semióticos na investigação científica do desenvolvimento moral. In A. F. A. Madureira & J. Bizerril (Orgs.), Psicologia e Cultura: teoria, pesquisa e prática profissional (pp. 61-89). Cortez.

Branco, A. U., & Valsiner, J. (2004). Communication and metacommunication in human development. Info Age Publishing.

Bruner, J. (1990). Acts of meaning. Harvard University Press.

Burk, J., Park, M., & Saewyc, E. M. (2018). A media-based school intervention to reduce sexual orientation prejudice and its relationship to discrimination, bullying, and the mental health of lesbian, gay, and bisexual adolescents in western Canada: a population-based evaluation. International Journal of Environmental Research and Public Health, 15(11), 1-16. https://doi.org/10.3390/ijerph15112447

Dugnani, L. A. C., & Souza, V. L. T. (2016). Psicologia e gestores escolares: mediações estéticas e semióticas promovendo ações coletivas. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(2), 247-259. https://doi.org/10.1590/1982-02752016000200007

Fernandes, A. C. F., Martins, R., & Oliveira, R. P. (2016). Rap nacional: a juventude negra e a experiência poético-musical em sala de aula. Revista do Instituto de Estudos Brasileiros, 64, 183-200. https://doi.org/10.11606/issn.2316-901X.v0i64p183-200

Gomes, R., Dazzani, V., & Marsico, G. (2018). The role of “responsiveness” within the self in transitions to university. Culture & Psychology, 24(1), 49-59. https://doi.org/10.1177/1354067X17713928

Hermans, H. J. M., Konopka, A., Oosterwegel, A., & Zomer, P. (2017). Fields of tension in a boundary-crossing world: towards a democratic organization of the self. Integrative Psychological and Behavioral Science, 51, 505-535. https://doi.org/10.1007/s12124-016-9370-6

Junqueira, R. D. (2009). Introdução: homofobia nas escolas: um problema de todos. In R. D. Junqueira (Org.), Diversidade sexual na educação: problematização sobre homofobia nas escolas (pp. 13-51). Ministério da Educação.

Linell, P. (2009). Rethinking language, mind and world dialogically: interactional and contextual theories of human sense-making. Information Age Publishing.

Madureira, A. F. A. (2016). Diálogos entre a psicologia e as artes visuais: as imagens enquanto artefatos culturais. In J. L. Freitas & E. P. Flores (Orgs.), Arte e psicologia: fundamentos e práticas (pp. 57-82). Juruá Editora.

Marková, I., Zadeh, S., & Zittoun, T. (2020). Introduction to the special issue on generalisation from dialogical single case studies. Culture & Psychology, 26(1), 3-24. https://doi.org/10.1177/1354067X19888193

Marsico, G. (2017). Jerome S. Bruner: manifesto for the future of education. Journal for the Study of Education and Development, 40(4), 754-781. https://doi.org/10.1080/02103702.2017.1367597

Marsico, G. (2018). The challenges of the schooling from Cultural Psychology of Education. Integrative Psychological and Behavioral Science, 52, 474-489. https://doi.org/10.1007/s12124-018-9454-6

Matusov, E. (2009). Journey into Dialogic Pedagogy. Nova Science.

Matusov, E. (2015a). Chronotopes in education: conventional and dialogic. Dialogic Pedagogy: An International Online Journal, 3, 65-97. https://doi.org/10.5195/dpj.2015.107

Matusov, E. (2015b). Legitimacy of non-negotiable imposition in diverse approaches to education. Dialogic Pedagogy: An International Online Journal, 3, 174-211. https://doi.org/10.5195/dpj.2015.110

Matusov, E. (2018). Chronotopic analysis of values in critical ontological dialogic pedagogy. In A. U. Branco & M. C. Lopes Oliveira (Orgs.), Alterity, values and socialization: human development within educational contexts (pp. 1-29). Springer.

Moreira, L. S., & Branco, A. U. (2016). Processo de socialização e promoção da cultura da paz na perspectiva de oficiais militares. Estudos de Psicologia (Campinas), 33(3), 553-563. http://dx.doi.org/10.1590/1982-02752016000300018

Paula, L. D. (2019). Diversidade e desconstrução de preconceitos: estudo de práticas decorrentes de projeto em Escola Pública do DF (Dissertação de mestrado não-publicada). Universidade de Brasília.

Souza, V. L. T., Dugnani, L. A. C., & Reis, E. C. G. (2018). Psicologia da arte: fundamentos e práticas para uma ação transformadora. Estudos de Psicologia (Campinas), 35(4), 375-388. https://doi.org/10.1590/1982-02752018000400005

Tiburi, M. (2015). Como conversar com um fascista: reflexões sobre o cotidiano autoritário brasileiro. Record.

Valsiner, J. (2014). Invitation to Cultural Psychology. Sage.

Valsiner, J. (2017). From Methodology to methods in human psychology. Springer.

Valsiner, J. (2019). La psicología cultural como proyecto teórico. Estudios de Psicologia, 40(1), 10-47. https://doi.org/10.1080/02109395.2018.1560023

Vygotsky, L. S. (2018). Sete aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Editora E-papers.

Vygotsky, L. S. (1991). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Martins Fontes.

Wortmeyer, D. S., & Branco, A. U. (2016). institutional guidance of affective bonding: moral values development in Brazilian military education. Integrative Psychological and Behavioral Science, 50, 447-469. https://doi.org/10.1007/s12124-016-9346-6

Wortmeyer, D. S., & Branco, A. U. (2019). The canalization of morality in institutional settings: processes of values development within military socialization. Culture and Psychology, 25(4), 589-604. https://doi.org/10.1177/1354067X19831214

Zittoun, T., & Gillespie, A. (2015). Internalization: how culture becomes mind. Culture and Psychology, 21(4), 477-491. https://doi.org/10.1177/1354067X15615809

Publicado

2022-07-25

Cómo citar

PAULA, L. D. de, & BRANCO, A. U. (2022). Desconstrução de preconceitos na escola: o papel das práticas dialógicas. Estudos De Psicologia, 39, 1–11. Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6480

Número

Sección

DOSSIÊ | PSICOLOGIA CULTURAL DA EDUCAÇÃO