Avaliação em delinquência juvenil: validade convergente e de critério do Inventário de Jesness – revisado – brasileiro – reduzido

Autores/as

  • Rafaelle Carolynne Santos Costa Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial https://orcid.org/0000-0002-7366-3126
  • Lais Sette Galinari Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial https://orcid.org/0000-0001-9959-2314
  • André Vilela Komatsu Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Núcleo de Estudos da Violência https://orcid.org/0000-0001-8508-6787
  • Marina Rezende Bazon Universidade de São Paulo, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Grupo de Estudos e Pesquisa em Desenvolvimento e Intervenção Psicossocial https://orcid.org/0000-0002-8037-8710

Palabras clave:

Testes de personalidade, Psicometria, Validade dos testes

Resumen

O objetivo deste estudo foi analisar evidências de validade convergente e de critério concorrente das escalas da versão reduzida do Inventário de Jesness – Revisado Brasileiro. Participaram do estudo 597 adolescentes do sexo masculino, com idades entre 12 e 20 anos. As evidências de validade convergente obtidas indicam que a maioria das escalas teria mantido o seu sentido interpretativo na versão reduzida. Indicaram também a necessidade de mais investigações para a escala de Imaturidade. A validade de critério concorrente sugere que altas pontuações nas escalas são capazes de diferenciar adolescentes com base nos critérios Judicialização e Frequência de delitos autorrevelados nos últimos 12 meses. O investimento em instrumentos padronizados e breves pode impulsionar o desenvolvimento de práticas baseadas em evidências no sistema de justiça juvenil e, para isso, uma agenda de pesquisa é apresentada.

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Citas

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Publicado

2022-12-20

Cómo citar

Costa, R. C. S., Galinari, L. S., Komatsu, A. V., & Bazon, M. R. (2022). Avaliação em delinquência juvenil: validade convergente e de critério do Inventário de Jesness – revisado – brasileiro – reduzido. Estudos De Psicologia, 39. Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/5749

Número

Sección

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA