Escolarização tardia: um ensino com necessidade de definições
Abstract
A situação educacional de nosso país ainda inspira muitos cuidados. Esta preocu pação decorre dos altos índices de reprovação e de exclusão de alunos que não conseguem com pletar sequer um ciclo de escolarização ou que nem chegam a freqüentar os bancos da escola.
A UNESCO, em 1974, informou que na América Latina 20% da população de 7 a 12 anos estava fora do sistema educacional e ape nas 53% da população escolarizada chegava à 4ª série (Ferreiro & Teberosky, 1986).
Downloads
References
ANUÁRJO ESTATÍSTICO DO BRASIL (1994) Ministério do Planejamento e Orçamento.
CANEDO, L.B. (1993) A família, a escola e a questão educacional. Leitura: Teoria e Prática. Ano 12, 21: 3-9.
CRINER, L. A. (1990) Shelf-concept development: A teacher's task. Adult Literacy and Basic Edu cation 14, nº 2.
DUARTE, N. (1986) O ensino de matemática na educação de adultos. São Paulo: CortezJAutores Associados.
FERREIRO, E. & TEBEROSKY, A. (1986) Psicogénese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas.
FIAD, R.S. (1992) A escrita na escola e na so ciedade. Estudos linguísticos Anais do XXI° Seminário do GEL 11. Jaú.
FORTIZZI, L.A. (1990) An assessment of the educational needs and interests of older, 10.v-literate adults. Adult Literacy and Basic Education 14, nº 2.
LURIA, A.R. (1988) Diferenças culturais de pen samento. ln: VYGOTSKY, L.S.; LURIA, A.R. e LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone.
__________. (1990) Desenvolvimento cognitivo. São Paulo: Ícone.
MALICKY, G.V. & NORMAN, C.A. (1996) Perceptions of adult literacy learners about them selves and their tives. Adult Basic Education, 6,
(1): 3-20
OLIVEIRA, M.K. (1987) O inteligente e o "es tudado". Alfabetização, escolarização e com petência entre adultos de baixa renda. Revista Faculdade de Educação, São Paulo 13(2): 5-14.
REVISTA NOVA ESCOLA (1990) Afinal, o que é alfabetizar? 12, ago. 1990: 17.
SMOLKA, A.L.B. (1989) A criança na fase inicial da escrita. A alfabetização como processo dis cursivo. São Paulo: Cortez.
TFOUNI, L.V. (! 988) Adultos não alfabetizados. O avesso do avesso. Campinas: Pontes Editora
VYGOTSKY, L.S. (1984) A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes.
WILLIAMS, R. P. & STRANGE, T. (1990) Matching Program characteristics to adult lite racy learners. Adult Literacy and Basic Educa tion 14, nº 2.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2000 Terezinha Maia Martincowski
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.