Validação da escala clima para criatividade em sala de aula
Palavras-chave:
Clima de sala de aula, Criatividade, Ensino fundamental, EscalaResumo
O objetivo deste estudo foi adaptar e validar a Escala sobre o Clima para Criatividade em Sala de Aula para alunos da 5ª série do ensino fundamental. O instrumento foi aplicado em 504 alunos de escolas públicas e particulares do Distrito Federal, a fim de se avaliar o clima de sala de aula na disciplina de língua portuguesa e de matemática. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram três dimensões associadas ao clima de sala de aula para criatividade: estímulo do professor à criatividade, autopercepção do aluno sobre características criativas e motivação do aluno para aprendizagem. Os valores de alfa de Cronbach oscilaram entre 0,69 e 0,88. Conclui-se que o modelo de três fatores é adequado, e, portanto, a escala pode ser utilizada para pesquisa e avaliação do quanto o clima de sala de aula favorece o desenvolvimento da criatividade.
Downloads
Referências
Alencar, E. M. L. S., & Fleith, D. S. (2003). Criatividade: múltiplas perspectivas (3ª ed.). Brasília: EdUnB.
Alencar, E. M. L. S., Fleith, D. S., & Bruno-Faria, M. F. (2010). A medida da criatividade: possibilidades e desafios. In E. M. L. S. Alencar, M. F. Bruno-Faria & D. S. Fleith (Orgs.), Medidas de criatividade: teoria e prática (pp.11-34). Porto
Alegre: Artmed.
Almeida, L. S., Prieto, L. P., Ferrando, M., Oliveira, E., & Ferrándiz, C. (2008). Torrance Test of Creative Thinking: the question of its construct validity. Thinking Skills and Creativity, 3 (3), 53-58.
Amabile, T. A. (1996). Creativity in context. Boulder, CO: Westview Press.
Alencar, E. M. L. S., & Fleith, D. S. (2003). Creativity in university courses: perceptions of professors and students. Gifted and Talented International, 19 (1), 24-28.
Barreto, M. O., & Martínez, A. M. (2007). Possibilidades criativas de professores em cursos de pós-graduação stricto sensu. Estudos de Psicologia (Campinas), 24 (4), 463-473. doi: 10.1590/S0103-166X200700040006.
Bruno-Faria, M. F., & Alencar, E. M. L. S. (1998). Indicadores de clima para criatividade (ICC): um instrumento de medida da percepção de estímulos e barreiras à criatividade no ambiente de trabalho. Revista de Administração, 33 (4), 86-91.
Chagas, J. F., Aspesi, C. C., & Fleith, D. S. (2005). A relação entre criatividade e desenvolvimento: uma visão sistêmica. In M. A. Dessen & A. Costa Jr. (Eds.), A ciência do desenvolvimento: tendências atuais e perspectivas futuras (pp.210-228). Porto Alegre: Artmed.
Crespo, M. L. F. (2004). Construção de uma medida de clima criativo em organizações. Estudos de Psicologia (Campinas), 21 (2), 91-99. doi: 10.1590/S0103-166X2004000200007.
Cropley, A. J. (2006). Creativity: a social approach. Roeper Review, 28 (3), 125-130.
Csikszentmihalyi, M. (1996). Creativity. New York: Harper Collins.
Csikszentmihalyi, M. (1999). Implications of a systems perspective for the study of creativity. In R. J. Sternberg (Org.), Handbook of creativity (pp.313-335). New York: Cambridge University Press.
Csikszentmihalyi, C. (2006). Developing creativity. In N. Jackson, M. Oliver, M. Shaw & J. Wisdom (Orgs.), Developing creativity in higher education (pp.xviii-xx). London: Routledge.
Feldman, D. H., Csikszentmihalyi, M., & Gardner, H. (1994). A framework for the study of creativity. In D. H. Feldman, M. Csikszentmihalyi & H. Gardner (Orgs.), Changing the world: a framework for the study of creativity (pp.1-45). Westport, CT: Praeger.
Fleith, D. S., & Alencar, E. M. L. S. (2005). Escala sobre o clima para criatividade em sala de aula. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 21, 85-91.
Kline, R. B. (1998). Principles and practice of structural equation modeling. New York: Guilford Press.
MacCallum, R. C., & Austin, J. T. (2000). Applications of structural equation modeling in psychological research. Annual Review of Psychology, 51 (1), 201-226.
Morais, M. F. (2001). Definição e avaliação da criatividade. Braga: Universidade do Minho.
Nakano, T., & Wechsler, S. M. (2007). Criatividade: características da produção brasileira. Avaliação Psicológica, 6 (2), 261-273.
Renzulli, J. S. (1992). A general theory for the development of creative productivity through the pursuit of ideal actsof learning. Gifted Child Quarterly, 36, 17-182.
Runco, M. A. (1993). Cognitive and psychometric issues in creativity research. In S. G. Isaksen, M. C. Murdock, R. L. Firestien & D. J. Treffinger (Orgs.), Understanding and recognizing creativity: the emergence of a discipline (pp.331-368). Norwood, NJ: Ablex.
Santos, A. T. (1995). Estudo da criatividade no Brasil: análise das teses/dissertações em psicologia e educação (1970/1993). Dissertação de mestrado não-publicada, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas.
Silva, P. A. N. (2000). Avaliação do perfil da criatividade do professor no ensino médio. Dissertação de mestrado não-publicada, Programa de Pós-graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Simonton, D. K. (1988). Scientific genius. Cambridge: Cambridge University Press.
Starko, A. (2001). Creativity in the classroom. Mahwah, NJ: Lawrence Erlbaum Associates.
Sternberg, R. J., & Lubart, T. I. (1999). The concept of creativity: prospects and paradigms. In R. J. Sternberg (Org.), Handbook of creativity (pp.3-15). New York: Cambridge University Press.
Treffinger, D. J. (1987). Research on creativity assessment. In S. G. Isaksen (Org.), Frontiers of creativity research: beyond the basics (pp.103-119). Buffalo, NY: Bearly.
Wechsler, S. M. (2001). Criatividade na cultura brasileira: uma década de estudos. Teoria, Investigação e Prática, 6 (1), 215-226.
Wechsler, S. M. (2006a). Validity of the Torrance tests of creative thinking to the Brazilian culture. Creativity Research Journal, 18 (1), 15-25.
Wechsler, S. M. (2006b). Estilos de pensar e criar. Campinas: PUC-Campinas.
Zanella, A. V., & Titon, A. P. (2005). Análise da produção científica sobre criatividade em programas brasileiros de pós-graduação em psicologia (1994-2001). Psicologia em Estudo, 10 (2), 305-316.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Denise de Souza FLEITH, Leandro Silva ALMEIDA, Francisco José Brito PEIXOTO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.