Controle da ansiedade materna de bebê pré-termo via contato lúdico-gráfico

Autores

  • Rosely Aparecida Prandi PERRONE Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Mestrado em Psicologia da Saúde.
  • Vera Barros de OLIVEIRA Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Ciências da Saúde, Curso de Mestrado em Psicologia da Saúde.

Palavras-chave:

Ansiedade, Brincar, Desenho, Prematuro

Resumo

Investiga-se a influência de intervenção lúdico-gráfica no controle da ansiedade de mães de bebês pré-termo. Trata-se de estudo qualitativo, exploratório descritivo. Participam 30 mães. Levanta-se inicialmente o perfil gestacional, o estado emocional com a Escala de Ansiedade, Depressão e Irritabilidade e a expectativa quanto ao bebê, com o Inventário de Percepção Neonatal. Realizam-se a seguir 16 intervenções grupais com atividades gráficas e lúdicas, sensório-motoras, simbólicas e de regras, segundo fundamentação piagetiana. O perfil traçado revela antecedentes de gravidez de risco. A escala aponta 75% das mães com alta ansiedade e depressão; o inventário mostra, contudo, expectativas positivas quanto aos bebês. A análise interventiva revela boa adesão, com progressiva motivação, descontração, interação, liberação de conteúdos ansiógenos e angustiantes relativos ao descompasso entre o bebê esperado e o real, ao sentimento de culpa, ao desconforto em lidar com um bebê frágil, favorecendo assumir sua maternidade com menos ansiedade.

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Publicado

2011-06-30

Como Citar

PERRONE, R. A. P., & OLIVEIRA, V. B. de. (2011). Controle da ansiedade materna de bebê pré-termo via contato lúdico-gráfico. Estudos De Psicologia, 28(2). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8884