Discursos sobre o crack na mídia de massa impressa

Autores

  • Adriane ROSO Universidade Federal de Santa Maria, Programa de Pós-Graduação em Psicologia.
  • Moises ROMANINI Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional
  • Fernanda dos Santos de MACEDO Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Psicologia
  • Mônica ANGONESE Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Psicologia
  • Alex Barcelos MONAIAR Universidade Federal de Santa Maria, Curso de Psicologia
  • Marilia Pinto BIANCHINI Universidade Federal de Santa Maria, Residência Multiprofissional

Palavras-chave:

Crack (drogas), Jornais, Psicologia social

Resumo

Este trabalho tem como objetivo apresentar os resultados da parte quantitativa do projeto de pesquisa intitulado “Ideologia, produção de subjetividades e drogas: discursos midiáticos sobre o crack na cultura (pós)-moderna”. A metodologia consistiu em uma análise das formas simbólicas que se referem ao crack veiculadas em dois jornais de circulação geral na região central do estado do Rio Grande do Sul, Brasil. A análise estatística descritiva dos dados foi realizada com auxílio do Software IBM SPSS Statistics 17. Os resultados sugerem que esses jornais têm tratado o uso de crack como um “caso de polícia”, associando-o diretamente à violência. Contudo, constata-se uma ausência de discussões aprofundadas sobre as causas e as consequências de tal fenômeno.

 

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Publicado

2013-09-30

Como Citar

ROSO, A., ROMANINI, M., MACEDO, F. dos S. de, ANGONESE, M., MONAIAR, A. B., & BIANCHINI, M. P. (2013). Discursos sobre o crack na mídia de massa impressa. Estudos De Psicologia, 30(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/8688