Aquisição da articulação: um estudo em crianças de três a sete anos.
Palavras-chave:
articulação, aquisição da articulaçãoResumo
O objetivo da pesquisa foi verificar a aquisição da articulação através da análise tradicional. Foram sujeitos da pesquisa 64 crianças entre 3:0 e 7:0 anos divididas em 8 grupos e um grupo de 8 mães. Os instrumentos utilizados foram a imitação de vocábulos e nomeação de figuras. Observou-se que foram dominados: aos 3:0 anos /p, b, t, d, k, g, f, v, s, z, l, r, m, n,/ nas posições inicial e final e o fonema na encontros consonantais com /R/ aos 4:1 anos e os com /l/ aos 5:7 anos.
Downloads
Referências
ANDERSON, R. and SMlTIH B. - Phonological development of two year-old monolingual Puerto Rican Spanish speaking children. Journal of Child Language. 13,57-78,1987.
ANDRADE, C.R.F.; LOPES, D.M.B.; WERTZNER, H.F. - Uma reflexão sobre a fonoaudiologia preventiva. Ciência e Cultura. 43(7). 152-153. 1991
ANDRADE, C.R.F.; WERTZNER H. F.;LOPES, D.M.R. - Estudo epidemológico das desordens da comunicação. Anais do 4º Congresso Brasileiro de Epidemiologia, Campinas, 1990.
BERNTHAL J.E. BANKSON N.W. - Articulation Disorders. Englewood Cliffs: Prentice-Hall Inc. 1981.
Committee on Language, Speech and Hearing Services in Schools (ASHA) - Definitions - Communicativa Disorders and Variations ASHA, 949-950, 1982.
DUNN, LM. et al. - Peadbody Language Development Kits - revised, level p.Minnesota: American Guidance Service, Circle Pines, 1981.
DYSON, AT. - Phonetic Investories of 2 and 3 year old children. Jouroal Speech and Hearing Disorders. 53, 89-93, 1988.
GOLDMAN, R. and FRISTOE, M. - Goldman-Fristoe tests of articulation - Minnesota: American Guidance Service, 1986.
HOFFMAN, P.R. - Speeling, phonology, and the speech-language pathologist: a whole language perspective. Language Speech and Hearing Services in Schools, 21, 238-243, 1990.
HOFFMAN, P.R.; NORRIS, J.A - On the nature of phonological development: evidence fram natural children's speeling errors. Jouroal of Speech and Hearing Research, 32, 787-794, 1989.
KENNEY, K.W.; PRATHER, E. - Articulation development in preschool children consistency of productions. Journal of Speech and Hearing Research, 29,29-36,1986.
LIMONGI, S.O.O. - Considerações sobre o Desenvolvimento dos Traços Distintivos do Português em crianças de dois a seis anos e onze meses. Dissertação (Mestrado) apresentada a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo,1982.
LINS, M.R.F. - Relatório de Atividades do Serviço de Fonoaudiologia do Centro de Saúde-Escola Prof. Samuel 8. Pessoa. (1985-1989). Publicação interna, São Paulo, 1990.
PAIS, C.D. - Introdução à fonologia, São Paulo: Global, 1981.
PRATHER, E.M.; HEDRICK, D.L., KERN, C.A. - Articulation Development in Children aged two to four years. Journal of Speech and Hearing Disorders, 40, 179-191, 1975.
RUSCELLO, D.M.; LOUIS, K.O.St.; MASON, N. - School-aged children with phonologic disorders: coexistence with other speech/language disorders. Journal of Speech and Hearing Research, 34, 236-242, 1991.
SIEGEL, S. - Non parametric statistics for the behaviounll sciences, McGraw Hill. Inc. 1956. Trad. FARIAS AQ. de São Paulo: McGraw Hill do Brasil, 1975.
SMIT, A.B.; HAND, L..; FREILINGER, .J.J.; BERNTHAL, J. E., BIRD, A -The lowa articulation norms project and its Nebraska replication. Journal of Speech and Hearing Disorders, 55, 779-798, 1990.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.