Samuel A. Kirk: um psicólogo educacional

Autores

  • Geraldina P. WITTER PUC-CAMPINAS

Palavras-chave:

Kirk, história da Psicologia, Psicologia Escolar

Resumo

O objetivo foi rever aspectos da produção científica e profissional do psicólogo que é considerado o pai do estudo dos problemas e distúrbios de aprendizagem e pai da moderna Educação Especial. Para considerar apenas algumas de suas múltiplas contribuições, é lembrado que ele trabalhou com: pesquisa científica, intervenção precoce; problemas e disfunções da aprendizagem; processos subjacentes; avaliação; remediação; tecnologia educacional e inserção no fluxo regular. Foi professor e orientador.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BOS, C. S. & Vaughn, S. (1998). Samuel Kirk’s legacy to teaching reading: the past speaks to the present.Learning Disabilities Research& Practice, 13(1), 22-28.

CHALFANT, J. C. (1998). Why Kirk stands alone. Learning Disabilities Research & Practice, 13(1), 2-7.

DESHLER, D. D. (1998). Grounding interventions for students with learning disabilities. Learning Disabilities Research & Practice, 13(1), 29-34.

GALLAGHER, J. J. (1998). The public policy legacy of Samuel A. Kirk. Learning Disabilities Research & Practice, 13(1),11-14.

KIRK, S. A. (1993). What is special about special education? The child who is mentally handicapped. Exceptional Children, 19,138-142.

KIRK, S.A. (1962). Educating exceptional children. Boston: Houghton Miffin, 1962.

KIRK, S.A. & Kirk, W.D. (1983). On defining learning desabilities. Journal of Learning Disabilities, 16(1): 20-21.

LENER, J. W.(1998). Sam Kirk: the Milwaukee years and their unending influence.Learning Disabilities Research & Practice, 13(1), 8-10.

MATHER, N. (1998). Dr. Samuel A. Kirk: the complete professor. Learning Disabilities Research & Practice, 13(1), 35-42.

MINSKOFF, E. H. (1998). Sans Kirk: the man who made special education special. Learning Disabilities Research & Practice, 13(1),15-21.

TUCKER, J.; Stevens, L. J. & Ysseldyke, J.E. (1983). Learning disabilities: the experts speak out. Journal of Learning Disabilities, 16(1):6-14.

VAUGHN,S. (1998). Preface to te special section in honor of Samuel A. Kirk. Learning Disabilities Research & Practice, 13(1),1.

Downloads

Publicado

1999-04-30

Como Citar

WITTER, G. P. . (1999). Samuel A. Kirk: um psicólogo educacional. Estudos De Psicologia, 16(1). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/estpsi/article/view/6553