Igualdade em Sandra Fredman: análise de caso do edital de iniciação científica da Universidade Federal Fluminense

Autores

  • Letícia Dyniewicz Universidade Federal de Lavras http://orcid.org/0000-0001-6577-3539
  • Raphaela Rocha Ribeiro Doutoranda pela Universidade de São Paulo. Professora na Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG).

DOI:

https://doi.org/10.24220/2675-9160v1e2020a5149

Palavras-chave:

Desigualdade de gênero. Divisão sexual do trabalho. Igualdade. Licença maternidade. Licença paternidade. Trabalho reprodutivo.

Resumo

Esse artigo questiona se o edital de iniciação científica da Universidade Federal Fluminense de fevereiro de 2019, que estabeleceu pontuação diferenciada para estudantes que tiveram licença-maternidade/paternidade nos últimos dois anos, adequa-se à noção de igualdade de Sandra Fredman. Primeiramente, observa-se de que forma a divisão sexual do trabalho, em especial a maternidade, afeta essas pesquisadoras(es). Em seguida, o trabalho desenvolve a noção de igualdade da autora para verificar se a política adotada atende aos pressupostos que ela propõe. Finalmente, verifica-se se tal política produz discriminação reversa para garantir que esta medida não cause outra desigualdade. Constata-se que a medida adotada é adequada como resposta imediata à desigualdade estruturalmente imposta pela divisão sexual do trabalho.

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Biografia do Autor

Letícia Dyniewicz, Universidade Federal de Lavras

Mestre em Filosofia e Teoria do Direito pela Universidade Federal de Lavras. Doutora em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela PUC-Rio. Professora Adjunta na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Lavras

Raphaela Rocha Ribeiro, Doutoranda pela Universidade de São Paulo. Professora na Universidade Federal de Lavras (UFLA-MG).

Doutoranda e mestra em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP). Graduada e pós-graduada em Direito Público pela PUCMG. Professora universitária.

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Publicado

2020-12-21

Como Citar

Dyniewicz, L., & Rocha Ribeiro, R. (2020). Igualdade em Sandra Fredman: análise de caso do edital de iniciação científica da Universidade Federal Fluminense. Revista De Direitos Humanos E Desenvolvimento Social, 1, 1–17. https://doi.org/10.24220/2675-9160v1e2020a5149

Edição

Seção

Artigos