Estudo comparativo entre diferentes aborgagens educativas no sistema de alojamento conjunto

Autores/as

  • Luiz Maria Pinto
  • Márcia Regina Vitolo
  • Milena Baptistella Grotta
  • Patrícia Baxter
  • Carla Francine Mori
  • Anna Carolina Espósito Tomaz Silva
  • Bianca Stanziola
  • Ingrid Damaceno Rosa

Palabras clave:

alojamento conjunto, educação em saúde, aleitamento materno, cuidado do lactante, recem-nascido

Resumen

O Sistema de Alojamento Conjunto tem como princípio básico prestar todos os cuidados assistenciais e de orientação às mães sobre a sua saúde e a de seus filhos. O objetivo deste estudo foi comparar a eficiência de duas ações educativas, sobre aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido, no Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas. O estudo compreendeu a aplicação de um questionário as mães abordando aspectos básicos e práticos sobre os temas: aleitamento materno, desenvolvimento do recém-nascido e noções de puericultura. As mães foram distribuídas em três grupos de acordo com a estratégia educacional: Grupo I: as mães foram entrevistadas em três momentos, recebendo orientações individuais junto ao leito durante sua permanência neste Serviço; Grupo 2: o questionário foi aplicado uma única vez após a orientação de alta, que é realizada em grupo; Grupo 3: o questionário foi aplicado uma única vez, antes que as mães recebessem qualquer orientação especifica, somente àquela da rotina hospitalar (grupo controle). A abordagem quanto as técnicas de amamentação foi eficaz nos dois grupos de intervenção, revelando deficiência na rotina normal do Sistema de Alojamento Conjunto. Quanto às práticas como troca de fraldas e banho do recém-nascido, a frequência de respostas satisfatórias só ocorreu no Grupo I que recebeu acompanhamento mais direto e especifico, mostrando que a orientação em grupo não foi suficiente para oferecer segurança à mãe para desenvolver essas práticas adequadamente. Os resultados deste estudo demonstraram que os dois programas de intervenção educacional avaliados promoveram impacto positivo no conhecimento das mães sobre aleitamento materno e cuidados com o recém-nascido, quando comparados com o grupo que recebeu apenas a assistência da rotina hospitalar.

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Publicado

1998-12-31

Cómo citar

Pinto, L. M., Vitolo, M. R., Grotta, M. B., Baxter, P., Mori, C. F., Silva, A. C. E. T., … Rosa, I. D. (1998). Estudo comparativo entre diferentes aborgagens educativas no sistema de alojamento conjunto. Revista De Ciências Médicas, 7(3). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1360

Número

Sección

Artigos Originais