O pensamento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em relação às campanhas de prevenção à AIDS

Autores/as

  • José Transferetti

Palabras clave:

sindrome de imunodeficiencia adquirida, CNBB, promoção da saude, campanhas publicitarias

Resumen

Objetivo
Registrar por meio de uma análise teológica, no campo da moral e da ética, o pensamento da Igreja Católica no Brasil, através da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sobre as críticas e discussões em torno das campanhas contra a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida promovidas pelo governo federal na época do carnaval.
Métodos
Está sendo realizado um estudo na área de Ciências Humanas, qualitativo, com técnicas de pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semi-estruturadas.
Resultados
O estudo encontra-se em andamento, sendo apresentada uma análise introdutória, a partir da perspectiva de uma discussão entre a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e o Ministério da Saúde sobre as campanhas contra a Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, no período do carnaval.

Conclusão
Os resultados vão indicar, posteriormente, o pensamento da Conferência Naci­onal dos Bispos do Brasil em relação às campanhas de prevenção à Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, promovidas pelo Ministério da Saúde. Através dos pronunciamentos oficiais e entrevistas com membros da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, serão apontadas as principais críticas e sugestões da Igreja Católica no Brasil, sob o ponto de vista de um contexto teológico, no tocante à Síndrome de Imunodeficiência Adquirida e às campanhas publicitárias.

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Publicado

2002-07-29

Cómo citar

Transferetti, J. (2002). O pensamento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em relação às campanhas de prevenção à AIDS. Revista De Ciências Médicas, 11(2). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1300

Número

Sección

Notas Prévias