EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA PARA ADULTOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: UMA MANEIRA DE ENTENDER OS PAPÉIS SOCIAIS

Autores/as

  • Sérgio Ricardo Lima Cavalcante
  • Edson Duarte

Palabras clave:

educação fisica adaptada, adulto, retardo mental, esportes, recreação, lazer, residencia

Resumen

Objetivo
Avaliar como a educação física adaptada poderia contribuir para o desenvolvimento de adultos com deficiência mental em programas de residência.
Sujeitos e método
Este foi um estudo qualitativo desenvolvido em uma residência localizada no município de Vinhedo, Estado de São Paulo, Brasil, onde um grupo de adultos residentes com deficiência mental foi acompanhado desde 199 2 até 1996. Os 13 adultos com deficiência mental vivendo neste programa de residência foram divididos em dois grupos, um com seis adultos com retardo mental severo e outro com sete residentes com retardo mental moderado. Procedeu-se à observação sistemática dos 13 residentes quatro vezes por semana durante as atividades de educação fisica em um período de quatro anos. Observou-se o cumprimento de regras bem como suas performances nas capacidades motoras e sociais através destas atividades.
Resultados
Ao final do período de quatro anos houve uma significativa melhoria de todos os 13 residentes com relação à sua habilidade em seguir as regras aprendidas através dos esportes em situações sociais. Os indivíduos do grupo 1 foram capazes de incorporar com êxito as regras às suas vidas cotidianas e também as estenderam às suas atividades sociais. O grupo 2 alcançou as mesmas metas e ainda foi capaz de ajudar o grupo um em suas atividades.
Conclusão
A prática de esportes, recreação e lazer mostrou ser importante para melhorar as capacidades motoras e sociais de adultos com deficiência mental em um programa de residência, expandindo estas capacidades para outras situações sociais fora da residência. O programa de educação física proporcionou ferramentas à equipe para lidar com os residentes de uma maneira sistemática que organizou seu trabalho cotidiano.

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Publicado

2002-12-29

Cómo citar

Cavalcante, S. R. L., & Duarte, E. (2002). EDUCAÇÃO FÍSICA ADAPTADA PARA ADULTOS COM DEFICIÊNCIA MENTAL: UMA MANEIRA DE ENTENDER OS PAPÉIS SOCIAIS . Revista De Ciências Médicas, 11(3). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1286

Número

Sección

Artigos Originais