Funções psicológicas superiores: origem social e natureza mediada

Autores/as

  • Rafaela Júlia Batista Veronezi
  • Benito Pereira Damasceno
  • Yvens Barbosa Fernandes

Palabras clave:

cognição, consciência, linguagem, pensamento

Resumen

Durante muito tempo, face aos trabalhos de Piaget, colocou-se excessiva ênfase no processo de construção da consciência como um fenômeno auto-estruturante. Embora não se discorde de que a atividade do sujeito seja básica para este fim, há razões para se crer que as origens da vida consciente e do pensamento abstrato devem ser procuradas na interação do organismo com as condições de vida social, e nas formas histórico-sociais de vida da espécie humana. Os processos superiores humanos são mediados pela linguagem e estruturados não em localizações anatômicas fixas no cérebro, mas em sistemas funcionais, dinâmicos e historicamente mutáveis. Assim, a linguagem é instrumento do pensamento humano, uma vez que apropria conceitos e signos, e o plano da consciência não preexiste, mas se constrói e tem sua origem na vida social do homem. Nesta abordagem das funções psicológicas superiores será feita uma síntese de sua origem e natureza, com base nas descobertas atuais da Psicologia e Neuropsicologia, particularmente nas idéias de Vygotsky e Luria.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

Oliveira MK. Piaget, Vygotsky e Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. São Paulo: Summus Editorial; 1992.

Cordeiro GS. De Piaget a Vygotsky com escala em Wallon: uma viagem possível. Disturb Comum. 1998; 10(1):21-38.

Bee H. A criança em desenvolvimento. São Paulo: Harper e Row do Brasil; 1984.

Rubinstein SL. Princípios de psicologia do desenvol­ vimento. São Paulo: EPU; 1981.

Piaget J. Problemas de psicologia genética. São Paulo: Abril Cultural; 1983.

Richmond PG. Piaget: teoria e prática. São Paulo: lbrasa; 1981.

Wallon H. Do ato ao pensamento. Lisboa: Moraes Editora; 1979.

Wallon H. Psicologia e Educação. São Paulo: Loyola; 2000.

Dantas PS. Para conhecer Wallon: uma Psicologia Dialética. São Paulo: Brasiliense; 1983.

Ferreiro E. Piaget-Vygotsky: novas contribuições para o debate. São Paulo: Atica; 1996.

Palangana 1. Desenvolvimento e aprendizagem em Piaget e Vygotsky: a relevância do social. São Paulo: Plexus; 1994.

Lima ES. Vygotsky e Wallon e o futuro da Psicologia. Interações Est Pesq Psicol. 2000; 5(9):49-55.

Vygotsky LS. A Formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes; 1984.

Vygotsky LS. Teoria e método em psicologia. São Paulo: Martins Fontes; 1934.

Pino, A. O social e o cultural na obra de LS Vigotski. Educ Soe. 2000; 21(71):45-78.

Berger PL, Luckman T. A construção social da realidade. Petrópolis: Vozes; 1985.

Freitas MTA. Vygotsky um século depois. Juiz de Fora: EDUFJF; 1998.

Leontiev AN. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Horizonte; 1978.

Oliveira MK. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvi­ mento, um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione; 1997.

Wertsch JV, Rio PD, Alvarez A. Estudos sócio-culturais da mente. Porto Alegre: ArtMed; 1998.

Vygotsky LS. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes; 1987.

Damasceno BD, Coudry MIH. Temas em neuropsico­ logia e neurolinguística. São Paulo: Tec Art; 1995.

Morato EM. Linguagem e cognição: as reflexões de LS Vygotsky sobre a ação reguladora da linguagem. São Paulo: Plexus; 1996.

Luria AR. Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria. Porto Alegre: Artes Médicas; 1987.

Damásio AR. O Mistério da consciência. São Paulo: Companhia das Letras; 2000.

Bakhtin M. Marxismo e psicologia da Linguagem. São Paulo: Hucitec; 1988.

Luria AR. Fundamentos de neuropsicologia. São Paulo: EDUSP; 1981.

Luria AR. Higher cortical functions in man. New York: Basic Books; 1966.

Rozenthal M, Laks J, Engelhardt E. Neuropsicologia e redes neurais. Rev Bras Neurol. 1998; 34(5):177-80.

Campos A, Santos AMG, Xavier GF. A Consciência como fruto da evolução e do funcionamento do sistema nervoso. Psicol USP. 1997; 8(2):181-226

Publicado

2005-12-31

Cómo citar

Veronezi, R. J. B., Damasceno, B. P., & Fernandes, Y. B. (2005). Funções psicológicas superiores: origem social e natureza mediada. Revista De Ciências Médicas, 14(6). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1147

Número

Sección

Atualização