Intervenções psicológicas com famílias de bebês prematuros em Unidade de Terapia Intensiva neonatal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.24220/2318-0897v26n3a3873

Palavras-chave:

Desenvolvimento infantil. Nascimento prematuro. Neonatologia. Promoção da saúde. Psicologia.

Resumo

Apesar das taxas atuais de sobrevivência dos bebês prematuros excederem os 85%, estima-se que 50% a 70% dos recém-nascidos pré-termo ou com baixo peso desenvolvem disfunções cognitivas e comportamentais bem como atrasos no desenvolvimento socioemocional, motor e linguístico, que persistem até a vida adulta e impactam de forma significativa o vertiginoso aumento da incidência de transtornos psicopatológicos da infância na atualidade. A Organização Mundial da Saúde estima que 15% a 20% das crianças que frequentam consultas pediátricas de rotina apresentam um diagnóstico psicopatológico. É imprescindível o desenvolvimento de intervenções voltadas às necessidades psicossociais dos bebês pré-termo e seus pais, prevenindo interferências nas interações estabelecidas entre eles, fundamentais para a instauração do processo de constituição do sujeito e organizadoras do desenvolvimento das funções orgânicas e instrumentais do bebê. Este artigo apresenta uma revisão da literatura científica produzida entre 2010 e 2015, mediante consulta às bases de dados MedLine, Index Psi, Lilacs, Ibecs, BDENF, acerca de intervenções, com famílias de neonatos prematuros, que incluam a participação do psicólogo e atuem na promoção e prevenção da saúde mental. Verificou-se um número extremamente reduzido de intervenções familiares dessa natureza, retratando o predomínio do reconhecimento da importância do desenvolvimento biológico e comportamental, em detrimento do desenvolvimento psíquico.

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Biografia do Autor

Ana Paula Magosso CAVAGGIONI, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Psicóloga, mestranda em Psicologia da Saúde pelo departamento de pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Michelle Cristine TOMAZ, Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

Psicóloga, mestranda em Psicologia da Saúde pelo departamento de pós-graduação da Universidade Metodista de São Paulo - UMESP

 

Universidade Metodista de São Paulo, Escola de Ciências Médicas e da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde. Av. Dom Jaime de Barros Câmara, 1000, Planalto, 09895-400, São Bernardo do Campo, SP, Brasil. Correspondência para/Correspondence
to: APM CAVAGGIONI. E-mail: <anapaulamagosso@gmail.com>.

Miria BENINCASA, Professora do programa de pos graduação em psicologia da saude da universidade metodista de são paulo - UMESP

Graduada em Psicologia pela Universidade de Uberaba, Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo e doutora em Psicologia do Desenvolvimento Humano pela USP.

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Publicado

2018-07-17

Como Citar

CAVAGGIONI, A. P. M., TOMAZ, M. C., & BENINCASA, M. (2018). Intervenções psicológicas com famílias de bebês prematuros em Unidade de Terapia Intensiva neonatal. Revista De Ciências Médicas, 26(3), 93–106. https://doi.org/10.24220/2318-0897v26n3a3873