O curso de Mediciana da PUC-Campinas: conhecendo para aprimorar

Autores

  • Newton César Balzan
  • Jairo de Araújo Lopes
  • Ivanete Bellucci Pires de Almeida
  • Maria Helena Nascimento Saragioto
  • Tania Regina Zieglitz Santos

Palavras-chave:

avaliação institucional, qualidade de ensino, ensino de medicina, pesquisa em avaliação de medicina, docentes de medicina, Estudantes de medicina

Resumo

Este artigo apresenta os resultados da pesquisa Conhecer para Aprimorar, a qual constitui um dos projetos do Programa de Avaliação Institucional da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, fundamentando-se nas respostas dos alunos concluintes dos trinta e nove cursos de graduação oferecidos pela Universidade no ano de 2000. A ênfase foi dada às respostas dos setenta e cinco concluintes do curso de medicina que participaram da pesquisa, respondendo ao questionário elaborado pela Comissão de Avaliação Institucional da Universidade juntamente com as Comissões Locais de cada um dos cursos de graduação. O número de concluintes do curso de medicina que responderam ao questionário atingiu um dos maiores índices percentuais, se comparado aos demais cursos da Universidade. A análise geral dos dados evidencia que o curso foi avaliado de modo satisfatório, pois várias atividades desenvolvidas no decorrer do mesmo foram citadas como altamente positivas, devendo até mesmo ser ampliadas ou reforçadas, embora pesem restrições quanto a alguns requisitos necessários ao aprimoramento do curso, ainda não disponibilizados pela Universidade. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Ristoff DJ. Universidade em foco. Florianópolis: Insular; 1999. p.36.

Downloads

Publicado

2002-11-29

Como Citar

Balzan, N. C., Lopes, J. de A., Almeida, I. B. P. de, Saragioto, M. H. N., & Santos, T. R. Z. (2002). O curso de Mediciana da PUC-Campinas: conhecendo para aprimorar. Revista De Ciências Médicas, 11(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1289

Edição

Seção

Artigos Originais