Desempenho cognitivo no idoso: desenvolvimento de uma proposta de intervenção

Autores

  • Elza Lauretti Guarido
  • Maria Luiza Coelho Gonçalves de Abreu
  • Maria Virginia de Andrade Souza Coelho
  • Maria Cecília Soares Piccolotto
  • Amalia Rosa Sinopoli

Palavras-chave:

envelhecimento, desempenho cognitivo, estimulação cognitiva, prevenção, estudos de intervenção

Resumo

Introdução

A literatura atesta a importância do desempenho cognitivo para um envelhecimento saudável e confirma sua estreita dependência de outras áreas do funcionamento pessoal. Este estudo descreve a experiência de estimulação cognitiva em idosos, com atenção aos aspectos emocionais e à qualidade de vida.

Métodos

Foram selecionados 12 sujeitos com idade entre 60 e 70 anos, voluntários, os quais passaram por uma avaliação neuropsicológica e emocional e por um levantamento de aspectos da qualidade de vida. Os sujeitos foram submetidos a uma programação de exercícios específicos e discussões de temas sobre o envelhecimento e funcionamento cognitivo, em encontros semanais em grupo, por um período de oito meses.

Resultados

Houve manutenção ou pequenas melhoras no desempenho cognitivo. As autoavaliações apontaram melhora na auto-confiança e na auto-estima, o que se considera fundamental para preservação e generalização das mudanças obtidas.

Conclusão

O modelo de intervenção utilizado parece produtivo para a atuação clínica com idosos.

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Publicado

2003-12-25

Como Citar

Guarido, E. L., Abreu, M. L. C. G. de, Coelho, M. V. de A. S., Piccolotto, M. C. S., & Sinopoli, A. R. (2003). Desempenho cognitivo no idoso: desenvolvimento de uma proposta de intervenção. Revista De Ciências Médicas, 12(4). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1244

Edição

Seção

Artigos Originais