Nível de informação do consumidor sobre os produtos alimentares diet e light em hipermercados de Campinas, SP

Autores

  • Maria Bernadete Carvalho de Oliveira
  • Carla Cristina Enes
  • Carolina Reinaldo de Sousa
  • Daniela Della Roza Desani
  • Renata Pilot Muniz
  • Elisabete Salay

Palavras-chave:

conduta na alimentação, proteção do consumidor, educação nutricional

Resumo

Objetivo

O propósito deste ensaio é avaliar o nível de informação do consumidor acerca dos conceitos de produtos diet e light, verificar qual a principal razão para a aquisição desses produtos e qual informação do rótulo é considerada mais importante pelo consumidor.

Métodos

A presente pesquisa foi exploratória. Foi utilizado um questionário pré-testado com nove questões estruturadas e semi-estruturadas sobre conceitos de produtos diet e light, práticas na compra desse tipo de produto e caracterização socioeconômica e demográfica dos indivíduos. Foram entrevistados cem consumidores que freqüentavam dois hipermercados do município de Campinas em agosto de 2003. Estatísticas descritivas básicas foram calculadas para os itens avaliados.

Resultados

Apesar de os entrevistados terem demonstrado bom nível de informação sobre os conceitos de produtos light, os resultados apontam que 64% da amostra entrevistada não conhecem os conceitos de diet e light concomitantemente. A maior motivação para a compra desses produtos é a preocupação com a saúde. Grande parte dos entrevistados considera a data de validade como item de primeira preocupação ao observar o rótulo.

Conclusão

Os resultados da presente pesquisa sugerem que a população é carente de informação sobre alimentos especiais. Essa constatação aliada ao fato de a principal razão de compra desses alimentos ser a preocupação com a saúde apontam para a necessidade de o setor público implementar e/ou reforçar campanhas informativas no âmbito dessas questões.

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Publicado

2005-10-30

Como Citar

Oliveira, M. B. C. de, Enes, C. C., Sousa, C. R. de, Desani, D. D. R., Muniz, R. P., & Salay, E. (2005). Nível de informação do consumidor sobre os produtos alimentares diet e light em hipermercados de Campinas, SP. Revista De Ciências Médicas, 14(5). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1155

Edição

Seção

Artigos Originais