O município de Campinas e a organização da Secretaria Municipal de Saúde

Autores

  • Elisabet Pereira Lelo Nascimento
  • Carlos Roberto da Silveira Correa
  • Márcia Regina Nozawa

Palavras-chave:

Atenção à saúde, História, Serviços de saúde

Resumo

O objetivo deste estudo foi apresentar uma reconstituição histórica dos serviços públicos de saúde no município de Campinas, por meio de revisão de documentos produzidos pela Secretaria Municipal de Saúde que abordam a formulação das políticas públicas em saúde. Para tanto, resgatou-se a origem do processo da constituição do município de Campinas, com base em produções científicas pertinentes, entendendo que as condições econômicas, sociais e políticas refletiram-se na política de saúde adotada nos diversos momentos históricos. Campinas experimentou diversos modelos assistenciais na construção do sistema de saúde, destacando-se, de modo pioneiro, na implantação do Sistema Único de Saúde por meio da Medicina Comunitária, desenvolvida com participação popular e em parceria com as universidades do município desde os primórdios da década de 70. Esse modelo assistencial, reiterado pelo projeto Pró-Assistência e pelas Ações Integradas de Saúde, resultou na construção coletiva de um sistema de saúde para o município, viabilizado por práticas dirigidas às necessidades sociais nesta área, com significativa inclusão social e participação popular. Recentemente, assinala-se a implantação do Programa de Saúde da Família, no ano de 2001, que se propôs a fortalecer o Sistema Único de Saúde por meio de diretrizes de acolhimento, responsabilização, gestão participativa, vínculo e controle social. A política de saúde efetivamente implementada reflete o momento histórico de sua formulação, as condições econômicas vigentes, os avanços tecnológicos, bem como a capacidade de os cidadãos, grupos e classes sociais se organizarem e influenciarem as definições políticas formais e informais.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Nascimento EPL. As enfermeiras e suas práticas na rede básica de saúde de Campinas nas décadas de 70 e 80 [dissertação]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 2002.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Dados sobre o Município de Campinas. Brasília; Censo 2000 [acesso em 15 maio 2006]. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/censo2000

Centralização dos Serviços Bancários. Campinas; 2006.[acesso em 16 maio 2006]. Disponível em: http://www.serasa.eom.br/index.htm

Campinas. Secretaria Municipal de Saúde. Departamento de Saúde. Departamento de Informação e Desenvolvimento. Campinas; 2006 [acesso em 20 maio 2006]. Disponível em: http://www.campinet.sp.gov.br/saude

Battistoni FD. Campinas: uma visão histórica. São Paulo: Pontes; 1996.

Silva, KP A cidade, uma região, o sistema de saúde: para uma história da saúde e da urbanização em Campinas-SP. Campinas: Unicamp; 1996.

Teixeira LA Da transmissão hídrica a culicidiana: a febre amarela na sociedade de medicina e cirurgia de São Paulo. Rev Bras História. 2001; 21(41):217-42.

Foucault M. Microfísica do poder. 13a. ed. Rio de Janeiro: Graal; 1998.

Braga SCJ, Paula GS. Saúde e previdência: estudos de política social. São Paulo: Hucitec; 1981.

Kornis G, Earp FS. Transformações sociais e legislação trabalhista sob Getúlio Vargas. Rev Saúde Pública. 2002; 35(4)37-44

Mendes EV. Distrito sanitário: o processo social de mudanças das práticas sanitárias do Sistema Único de Saúde. 4a. ed. São Paulo: Hucitec; 1999.

Badaró RSC. O plano de melhoramentos urbanos de Campinas (1934-1962) [dissertação]. São Carlos: Universidade de São Paulo; 1986.

Campinas. Decreto nº 3.533 de 12 de dezembro de 1966. Dispõe sobre a estrutura administrativa da Prefeitura de Campinas e dá outras providências. Diário Oficial do Município de Campinas; 1966.

Campinas. Decreto nº 3.707 de 13 de novembro de 1968. Dispõe sobre a estrutura administrativa da Prefeitura de Campinas e dá outras providências. Diário Oficial do Município de Campinas; 1968.

Campinas. Secretaria Municipal de Saúde. Relatório anual da Secretaria Municipal de Saúde. Campinas; 1978.

L'abbate S. O direito à saúde: da reivindicação à realização. Projetos de política de saúde em Campinas [tese]. Campinas: Universidade Estadual de Campinas; 1990.

Smeke ELM. Saúde e democracia: experiência de gestão popular [tese]. Campinas, Universidade Estadual de Campinas; 1989.

Carpintero MC, Garcia MAM. Políticas de saúde no Brasil: histórias de doenças e lutas. Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde, Secretaria Municipal de Saúde; 1997. [mimeo].

Queiroz MS. O desenvolvimento da municipalização dos serviços de saúde em Campinas. Cad Saúde Pública. 1994; 22(4):27-37.

Mellin AS. As transformações sociais dos profissionais de saúde sobre as finalidades e práticas do centro de saúde Integração [tese]. São Paulo: Universidade de São Paulo; 1998.

Campinas. Secretaria Municipal de Saúde. Relatório anual da Secretaria Municipal de Saúde. Campinas; 1979.

Campinas. Secretaria de Saúde. Encontro de saúde; conclusões. Campinas; 1978.

Campinas. Decreto nº 661O de 19 de agosto de 1981. Dispõe sobre a criação do serviço de saúde da comunidade, subordinado ao Departamento de Saúde e dá outras providências. Diário Oficial do Município de Campinas; 1981.

Campinas. Secretaria de Saúde. Programa de interação, hierarquização e regionalização dos serviços e instituições de saúde no município de Campinas; 1983. [mimeo]

Canesqui AM, Giovani G, Queiroz MS. Ili relatório parcial do projeto estratégias de consumo em saúde em famílias trabalhadoras em Campinas. Prefeitura Municipal de Campinas; 1985.

Campinas. Decreto nº 8.599 de 18 de setembro de 1985. Dispõe sobre a nova estrutura administrativa para a Secretaria de Saúde e dá outras providências. Diário Oficial do Município de Campinas; 1985.

Campinas. Secretaria de Saúde. Centro de Documentação. Plano diretor do SUDS - Campinas setor público municipal. Campinas; 1989.

Campos GWS. A reforma da reforma: repensando a saúde. São Paulo: Hucitec; 1989.

Campinas. Lei nº 6547 de 1992. Lei orgânica do município de Campinas. Artigo 211. Diário Oficial do Município de Campinas; 1992.

Campos GWS. A saúde pública e a defesa da vida. São Paulo: Hucitec; 1991.

Campinas. Secretaria de Saúde. Atuação do enfermeiro juntamente com as demais categorias da enfermagem, a nível de unidade básica. Campinas; 1989.

São Paulo. Secretaria de Saúde. Escritório Regional de Saúde de Campinas. Ofício Grupo Técnico de Recursos Humanos nº 234/88. São Paulo, Campinas; 1988.

Bueno SMV, Costa ANF, Bagnato MHS, Oliveira WM, organizadores. Enfermeiro professor e o ensino médio em enfermagem. Anais do li Encontro de Formação de Professores de Ensino Médio em Enfermagem. Ribeirão Preto. São Paulo: Gráfica São Gabriel; 1997.

Campinas. Secretaria Municipal de Saúde. Cadernos da 4ª Conferência Municipal de Saúde: o município como gestor pleno. Campinas; 1997. [caderno]

Campinas. Secretaria Municipal de Saúde. Movimento Popular de Campinas. Projeto do Programa de Agentes Comunitários de Saúde do município de Campinas. [mimeo]. Campinas; 1998.

Campos GWS. Projeto Paidéia Saúde da Família SUS - Campinas. Secretaria Municipal de Saúde. Campinas; 2001. [acesso em 23 maio 2005]. Disponível em http://www.campinas.sp.gov.br/saúde/diretrizes.htm

Campos GWS. Saúde Paidéia. São Paulo: Hucitec; 2003.

Campinas. Secretaria de Saúde. Centro de Educação dos Trabalhadores da Saúde. Capacitação Paidéia Saúde da Família no SUS Campinas: Módulo Introdutório. Campinas; 2004. [caderno]

Campinas. Secretaria Municipal de Saúde. Departamento de Saúde. Reorganização da atenção básica na rede municipal. Campinas; 2005. [mimeo]

Silva EM, Nozawa MR, Silva JS, Carmona SAMD. Práticas das enfermeiras e políticas de saúde pública em Campinas. Cad Saúde Pública. 2001; 17(4): 989-98.

Downloads

Publicado

2007-06-30

Como Citar

Nascimento, E. P. L., Correa, C. R. da S., & Nozawa, M. R. (2007). O município de Campinas e a organização da Secretaria Municipal de Saúde. Revista De Ciências Médicas, 16(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/cienciasmedicas/article/view/1059

Edição

Seção

Atualização