A campanha da fraternidade de 2022, o pacto global pela educação de Francisco e a proposta do humanismo integral de Jacques Maritain
diálogos possíveis para uma reflexão sobre os objetivos da educação
DOI:
https://doi.org/10.24220/2525-9180v8e2023a10201Palabras clave:
Educação, Educação para um novo humanismo, Campanha da Fraternidade 2022, Pacto Educativo Global, Objetivos da EducaçãoResumen
A reflexão sobre os objetivos da educação e a assunção da responsabilidade pelo seu desenvolvimento ao redor do
mundo vêm sendo reforçadas pela Igreja desde 2019, quando o Papa Francisco convocou os líderes para assinarem
o Pacto Educativo Global. A Igreja no Brasil, por meio da Campanha da Fraternidade de 2022, trouxe caminhos
para essa reflexão aos fiéis e aos que se interessam pelo estudo do tema por meio do diálogo. A proposta principal
parte da necessidade de um novo entendimento sobre o que é o ser humano, de modo que, compreendido em sua
integralidade, possa essa antropologia subsidiar uma nova pedagogia. Nesse sentido, a proposta da educação para um novo humanismo em Jacques Maritain se coloca como uma alternativa possível a partir das reflexões da Campanha da Fraternidade e do Pacto Global. Assim, o presente trabalho objetiva criar um diálogo entre as propostas de uma educação para um novo humanismo, a partir do texto-base da Campanha da Fraternidade de 2022; a proposta de uma educação para o humanismo integral, de Jacques Maritain, por meio da obra Humanismo Integral e Educação: Crítica às Políticas Públicas Educacionais a partir de Jacques Maritain, do Prof. Dr. Paulo Moacir Godoy Pozzebon; e a exortação para a assunção de compromisso com a educação pelo mundo todo a começar pelo Pacto Global pela Educação, do Papa Francisco.
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Citas
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