A campanha da fraternidade de 2022, o pacto global pela educação de Francisco e a proposta do humanismo integral de Jacques Maritain

diálogos possíveis para uma reflexão sobre os objetivos da educação

Autores/as

  • Diórginis Henrique Jovelli Pinho Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais, Faculdade de Filosofia. https://orcid.org/0009-0007-8246-5969
  • Paulo Moacir Godoy Pozzebon Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Escola de Ciências Humanas, Jurídicas e Sociais, Faculdade de Filosofia https://orcid.org/0000-0002-8689-138X

DOI:

https://doi.org/10.24220/2525-9180v8e2023a10201

Palabras clave:

Educação, Educação para um novo humanismo, Campanha da Fraternidade 2022, Pacto Educativo Global, Objetivos da Educação

Resumen

A reflexão sobre os objetivos da educação e a assunção da responsabilidade pelo seu desenvolvimento ao redor do
mundo vêm sendo reforçadas pela Igreja desde 2019, quando o Papa Francisco convocou os líderes para assinarem
o Pacto Educativo Global. A Igreja no Brasil, por meio da Campanha da Fraternidade de 2022, trouxe caminhos
para essa reflexão aos fiéis e aos que se interessam pelo estudo do tema por meio do diálogo. A proposta principal
parte da necessidade de um novo entendimento sobre o que é o ser humano, de modo que, compreendido em sua
integralidade, possa essa antropologia subsidiar uma nova pedagogia. Nesse sentido, a proposta da educação para um novo humanismo em Jacques Maritain se coloca como uma alternativa possível a partir das reflexões da Campanha da Fraternidade e do Pacto Global. Assim, o presente trabalho objetiva criar um diálogo entre as propostas de uma educação para um novo humanismo, a partir do texto-base da Campanha da Fraternidade de 2022; a proposta de uma educação para o humanismo integral, de Jacques Maritain, por meio da obra Humanismo Integral e Educação: Crítica às Políticas Públicas Educacionais a partir de Jacques Maritain, do Prof. Dr. Paulo Moacir Godoy Pozzebon; e a exortação para a assunção de compromisso com a educação pelo mundo todo a começar pelo Pacto Global pela Educação, do Papa Francisco.

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Citas

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CATÓLICA NO BRASIL. Pacto Educativo Global: Instrumentum Laboris. [S.l.]:

ANEC, 2019. Disponível em: https://anec.org.br/wp-content/uploads/2020/02/instrumentum-laboris-pt.pdf. Acesso em 6 out. 2023.

AZEVEDO et al. Apresentação. In: CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Campanha da Fraternidade 2022: Texto-Base. Brasília: Edições CNBB, 2021. p. 7-9.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL. Campanha da Fraternidade 2022: Texto-Base. Brasília: Edições

CNBB, 2021.

EXPERIÊNCIA piloto que deu origem à Campanha da Fraternidade teve início em 1961. CNBB, 2019. Disponível em:

https://www.cnbb.org.br/experiencia-piloto-que-deu-origem-a-campanha-da-fraternidade-teve-inicio-em-1961-emnatal-rn/#:~:text=Esta%20campanha%20teve%20in%C3%ADcio%20em,de%20%E2%80%9CCampanha%20

da%20Fraternidade%E2%80%9D. Acesso em 06 out. 2023.

FRANCISCO. Carta encíclica “Laudato Si”: sobre o cuidado da casa comum. São Bernardo do Campo: Intergraf Indústria Gráfica, 2015.

POZZEBON, P. M. G. Humanismo Integral e Educação: Crítica às Políticas Públicas Educacionais em Jacques Maritain.

São Paulo: Ideias & Letras, 2023.

Publicado

2024-02-08

Cómo citar

Pinho, D. H. J., & Pozzebon, P. M. G. (2024). A campanha da fraternidade de 2022, o pacto global pela educação de Francisco e a proposta do humanismo integral de Jacques Maritain: diálogos possíveis para uma reflexão sobre os objetivos da educação. Cadernos De Fé E Cultura, 8, 1–15. https://doi.org/10.24220/2525-9180v8e2023a10201

Número

Sección

Artigos