Pós-Limiar


 

Pós-Limiar, fundada em 2017, editada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguagens, Mídia e Arte do Centro de Linguagem e Comunicação, da Pontifícia Universidade Católica de Campinas, é um periódico que tem como objetivo promover confluências e diálogos entre diversas áreas, envolvendo linguagens, mídia e artes em suas mais variadas modalidades. É espaço, portanto, para a reflexão sobre fenômenos e relações sistêmicas em teorias e práticas, que atravessam e contaminam o campo interdisciplinar.

 

Notícias

 

Chamada Revista Pós-Limiar

 

O Grupo de Pesquisa “Expressões do Múltiplo: imagens e meios reprodutivos de criação” do PPGAV/UFRGS, sob a liderança da Profa. Dra. Maristela Salvatori e Profa. Dra. Helena Kanaan, em parceria com o Grupo de “Produção e Pesquisa em Arte” do PPG-Limiar da PUC-Campinas, liderado pela Profa. Dra. Paula Almozara, convidam os interessados em apresentar artigos para o volume 2, número 1 da revista Pós-Limiar, que será lançada em junho de 2019, sob o tema "Imagem impressa e as potências da gráfica contemporânea".

Os interessados deverão enviar artigo completo até 10 de março de 2019 pelo site: <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/pos-limiar/user/register>

 As instruções para o envio do artigo estão disponíveis em: <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/pos-limiar/about/submissions#onlineSubmissions>.

 

Imagem impressa e as potências da gráfica contemporânea

Os processos da constituição da imagem impressa, que englobam desde o livro, à gravura, passando pela fotografia e gráfica industrial, podem ser percebidos, entre outras questões, como elementos historicizados que são potencias, contentores ou disparadores de poéticas na e para a arte e cultura contemporânea.

Estabelecer contrapontos, intersecções e contaminações entre o múltiplo e o único, entre os processos digitais, processos mecânicos e processos manuais, indicam estruturas de operacionalização e instauração que interessam às artes visuais, à literatura, à comunicação, às ciências sociais. Isso porque essas áreas são interdisciplinares em sua natureza e se coadunam para o entendimento de experiências, fenômenos e processos dialógicos na pesquisa básica e na construção de conhecimento. 

A revista Pós-Limiar faz uma chamada de artigos para seu volume 2, número 1, que abordará como a imagem impressa, em uma ideia amplificada, se apresenta na arte contemporânea e na cultura, dando preferência às propostas de reflexão interdisciplinar, levando em conta os seguintes temas:

- Tecnologia e processos históricos da imagem impressa na arte contemporânea;

- Livros de artista, fotolivros e cadernos de artista;

- Arquivos e bibliotecas: os desafios dos acervos heterodoxos e dos livros de artista;

- Residências e experiências de construção poética no contexto da imagem impressa;

- Literatura e as edições especiais;

- Fotografia e Pós-fotografia.

 
Publicado: 2018-12-18 Mais...
 
Outras notícias...