Entre a cozinha como gastronomia e a cozinha como culinária
representações sociais em programas televisivos
DOI:
https://doi.org/10.24220/2595-9557v6a2023e6849Palavras-chave:
Comida, Cozinha, Programas culinários, Televisão, VisibilidadesResumo
Na contemporaneidade, a profusão e diversidade de gêneros e formatos audiovisuais culinários evidenciam deslocamentos de regimes representacionais da cozinha que predominaram na TV brasileira durante as últimas décadas do século XX. À luz desse contexto, o presente trabalho procura identificar representações sociais da cozinha mobilizadas em três programas do canal televisivo por assinatura GNT: “Cozinha Prática, Tempero de Família e Que Marravilha!”. O corpus analisado abarca episódios das temporadas exibidas no primeiro semestre de 2021 no caso dos programas Cozinha Prática e Tempero de Família, e da temporada
de 2020 no caso de Que Marravilha! Considerando o programa culinário como gênero do discurso televisivo, o trabalho identifica duas principais representações sociais da cozinha nessas produções: a representação da cozinha como gastronomia e a da cozinha como culinária. Essas representações são constantemente negociadas nos programas em foco, que se dirigem a um consumidor que tem na comida e na cozinha expressões importantes de seu estilo de vida.
Downloads
Referências
Bakhtin, M. Os gêneros do discurso. São Paulo: Editora 34, 2016.
Bueno, C. Febre Culinária. Ciência e Cultura, v. 68, n. 1, p. 63-65, 2016.
Canal Sabor & Arte estreia em 28 de junho com time de elite. Band Receitas, 25 jun. 2021. Disponível em: https://receitas.band.uol.com.br/noticias/canal-sabor-&-arte-estreia-em-28-de-junho-com-time-de-elite-16356283. Acesso em: 13 set. 2022.
Charaudeau, P. Discurso das Mídias. São Paulo: Contexto, 2010.
Cordeiro atolado. Direção: Ric Ostrower, Isabella Ponce de Leon. In: Que Marravilha!: Delivery. [S.l.]: Globoplay, 2020. 27 min. Acesso em: 20 set. 2023.
Feltrin, R. Exclusivo: Ranking mostra canais pagos que a elite brasileira vê. Uol, Splash, 02 jul. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/splash/noticias/ooops/2020/07/02/exclusivos-quais-os-canais-pagos-preferidospelos-
mais-ricos-no-brasil.htm. Acesso em: 30 out. 2021.
Fogão e nhoque. Direção: Tatiana de Lamare, Edu Cama, Pablo Hoffman, Gigi Soares. In: Tempero de Família: Não joga fora. [S.l.]: Globoplay, 2021. 23 min. Acesso em: 20 set. 2023.
Fontenelle, I. A. Cultura do consumo: fundamentos e formas contemporâneas. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2017.
Frango. Direção: Sheila Komura. In: Cozinha Prática com Rita Lobo. [S.l.]: Globoplay, 2021. 25 min. Acesso em: 20 set. 2023.
GNT inova com interatividade na vigésima temporada do programa de Rita Lobo. Caras, 2 mar. 2021. Disponível em: https://caras.uol.com.br/tv/gnt-inova-com-interatividade-na-vigesima-temporada-do-programa-derita-
lobo.phtml. Acesso em: 13 set. 2022.
Hargreaves, P. Rita Lobo: “Explicar o que é comida de verdade é revolucionário”. Claudia, Famosos, São Paulo, 30 jun. 2017. Disponível em: https://claudia.abril.com.br/famosos/rita-lobo-explicar-o-que-e-comidade-verdade-e-revolucionario/. Acesso em: 13 set. 2022.
Jost, F. Extensão do domínio da televisão à era digital. MATRIZes, v. 13, n. 2, p. 61-74, 2019. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/matrizes/article/view/161832. Acesso em: 13 set. 2022.
Lobo, R. A nova marca do Panelinha. Panelinha, Blog da Rita Lobo, 8 jun. 2021. Disponível em: https://www.panelinha.com.br/blog/ritalobo/novamarca-panelinha. Acesso em: 13 set. 2022.
Malta, C. Grade de Culinária na TV aumenta 38%. Observatório da Imprensa, TV em Questão, 9 set. 2014. Disponível em: https://www.
observatoriodaimprensa.com.br/tv-em-questao/_ed815_grade_de_culinaria_na_tv_aumenta_38/. Acesso em: 13 set. 2022.
Mestre do Sabor chega ao fim sendo o reality culinário de maior audiência da TV. NaTelinha, 26 dez. 2019. Televisão. Disponível em: https://natelinha.uol.com.br/televisao/2019/12/26/mestre-do-sabor-chega-ao-fim-sendo-oreality-culinario-de-maior-audiencia-da-tv-138743.php. Acesso em: 13 set. 2022.
Moscovici, S. Representações sociais: investigações em psicologia social. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2015.
Oliveira, C. C. Das concepções e representações do gosto pela mídia: reflexões acerca da imagem estetizada da comida na divulgação de receitas culinárias. Culturas Midiáticas, ano IX, n. 15, 2016, p. 136-150. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/cm/article/view/29367. Acesso em: 13 set. 2022.
Padiglione, C. Com 47 programas, culinária somou 17% ao caixa da TV no 1º semestre do ano. TELEPADI, 21 ago. 2017. Disponível em: https://telepadi.folha.uol.com.br/com-interesse-crescente-entre-homens-culinaria-rendeur-839-milhoes-tv-no-1o-semestre/. Acesso em: 13 set. 2022.
Prado, J. L. A. Convocações biopolíticas dos dispositivos comunicacionais. São Paulo: Educ/Fapesp, 2013.
Rezende, R.; Lavinas, E. L. C. Gastronomia midiática: reality shows e a estetização da comida na TV. Lumina, Juiz de Fora, v. 11, n. 3, p. 75-94, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/lumina/article/view/21240/11550. Acesso em: 7 set. 2022.
Rodrigo Hilbert relembra perda do pai e sogro: “Aprendizado”. Na Telinha, 30 nov. 2020. Famosos. Disponível em: https://natelinha.uol.com.br/famosos/2020/11/30/rodrigo-hilbert-relembra-perda-do-pai-e-sogroaprendizado-
php. Acesso em: 13 set. 2022.
Staut, A. Chef TV estreia com 24 horas de programação voltada à gastronomia. UOL, Comidas e Bebidas, 16 jan. 2011. Disponível em:
https://www.uol.com.br/comidasebebidas/noticias/redacao/2011/01/16/chef-tv-estreia-com-24-horas-de-programacao-voltada-a-gastronomia.htm. Acesso em: 13 set. 2022.
Stycer, M. Seis motivos que explicam o sucesso das competições de culinária na TV. UOL, TV e Famosos, 20 out. 2019. Disponível em: https://tvefamosos.uol.com.br/blog/mauriciostycer/2019/10/20/seis-motivosque-explicam-o-sucesso-das-competicoes-de-culinaria-na-tv/. Acesso em: 13 set. 2022.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Nara Lya Cabral Scabin
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.