Divulgação científica frente ao fenômeno da pós-verdade e a crise de credibilidade da ciência no contexto das Humanidades Digitais
Palavras-chave:
Humanidades Digitais, Divulgação científica, Credibilidade da ciência, Pós-verdade, Redes sociaisResumo
O artigo propõe refletir, à luz das Humanidades Digitais, a respeito da influência da pós-verdade na crise de credibilidade da ciência. Objetivou-se identificar o papel da divulgação científica na recuperação da credibilidade da ciência, assim como combater a pós-verdade e a possibilidade da utilização de redes sociais na divulgação científica das universidades públicas. Ao definir-se como descritiva, a pesquisa procurou realizar uma análise dos benefícios e aportes que poderiam resultar na contextualização da problemática com o campo do conhecimento das Humanidades Digitais. Ponderou-se que a divulgação científica por redes sociais contribui para combater os efeitos da cultura da pós-verdade e, consequentemente, recuperar a credibilidade da ciência. Salientou-se que os atores protagonistas na promoção de estratégias de divulgação científica são as universidades públicas, por terem a democratização do acesso ao conhecimento como um compromisso social.
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