O sistema de informação de marketing e a difusão de dados tecnológicos para a atividade produtiva

Autores

  • Rejane Gontow

Palavras-chave:

Transferência de informação, Informação tecnológica

Resumo

O desenvolvimento da economia aponta para um novo ciclo de expansão alimentado e fundamentado no paradigma da informação. Para atuar neste contexto se faz necessário consolidar e fortalecer um Sistema de Informação voltado, prioritariamente, para a difusão de dados tecnológicos para a atividade produtiva. É fundamental, no entanto, que se entenda os mecanismos e atores do processo de desenvolvimento tecnológico, bem como o papel da informação neste contexto, para que possam ser adotados políticas mais adequadas. Para tanto, é necessário proporcionar uma maior interação entre a pesquisa e a indústria, a fim de alcançar uma melhor percepção sobre as necessidades de um e de outro. Utiliza-se, neste estudo, o Sistema de Informação de Marketing (SIM) como instrumento de coleta de dados, tendo em vista a inexistência de modelos teóricos que nos permitam identificar as necessidades de informação para a tomada de decisão, diretamente relacionadas como o ambiente.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALLEN, T. J., HYMAN, D. B., PINCKNEY, D. L. Transferring technology to the smallmanufacturing firm: a study of technology transfer in three countries. Research Policy, v.12, p.199-211, 1983.

ANSHEN, R. N. Perspectivas mundiais: o sentido da série. In: ILLICH, Ivan. Sociedade sem escolas. 7.ed. Petropólis: Vozes, 1985. p.7-l5

BRITT, S., BOYD, H. Marketing; gerência e ação executiva. 4.ed. São Paulo: McGraw-Hill, 1981.

CHIARELLO, M. D., BORDIGNON, J. A. Publicações nacionais na área de C&T de alimentos e sua importância para o setor produtivo. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE PESQUISA DE ADMINISTRAÇÃO EMC&T, 14.Curitiba, 23 a 25 de outubro de 1989. Anais... p.879-885

CHONCHOL, J.O desafio alimentar: a fome no mundo. São Paulo: Marco Zero, 1989. 185p.

CHRISTENSEN, C., ROCHA, A., org. Marketing de tecnologia: textos e casos. São Paulo: Atlas; Rio de Janeiro: Editora da UFRJ, 1989. 267p.

FAIBISOFF, S.,ELY, D.P. Information and information needs. In: KING, D.W., ed. Key papers in the design and evaluation of information systems. New York: White Plains, ASIS, 1978. p.270-284

FREITAS, C. F. T. Política cafeeira: diretrizes para a modernização do setor. In: SÃOPAULO. Secretaria de Agricultura. Ensaios sobre politica agrícola brasileira, 1979. p.233-294

GALINDO, A.G.P. O executivo de exportação: formação educacional e sua implicação para o desempenho da empresa brasileira produtora e exportadora de calçados. Rio de Janeiro: COPPEADI UFRJ, 1980. 126p. Tese de Mestrado.

GARCIA, J. C. V., BELLINETTI JUNIOR, J. V., BUARQUE, S. C. A modernidade do Brasil: cenários de ciência e tecnologia 1990-2010. Brasília: CNPq, 1990. 102p.

GOMES, M. Y. F.S. F. O Estado e o processo de implantação de uma política nacional de informação científica e tecnológica no Brasil. Ciência da Informação, v.17, n.2, p.1 05-117 ,jul./dez. 1988.

HEMAIS, C. A., CHRISTENSEN, C. H., SCHMIDT, A. R. A escolha entre tecnologia nacional e tecnologia estrangeira: um estudo perceptual. Rio de Janeiro: COPPEAD/UFRJ, set 1984. (Relatório Técnico, 74)

KOTLER, P. Marketing. Ed. compacta. São Paulo: Atlas, 1980. 596p.

KOTLER, P. O sistema de informação de marketing. In:_. Administração de marketing; análise, planejamento e controle. São Paulo: Atlas, 1975.8 v.

LEITÃO, D. A informação: insumo e produto de desenvolvimento tecnológico. Ciência da Informação, v.14, n.2, p.93-107,jul./dez. 1985.

LOPES, J. L. Ciência e libertação. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

MARCOVITCH, J. A modernização industrial e tecnológica: estagnação e prosperidade. Revista de R. GONTOW Administração, São Paulo, v.25, n.l, p.16-31,jan./mar. 1990.

MUALEM, J.R.V.B. Estudo do atendimento da necessidade de informação industrial do pequeno e médio industrial dó Rio de Janeiro pelos órgãos de apoio a Pequena e Média Empresa. Rio de Janeiro, 1985. 145p. Dissertação ( Mestrado em Ciência da Informação, IBICT/UFRJ/ECO. POLKE, A.M.A. Subdesenvolvimento, dependência tecnológica e informação. Ciência da Informação, v.12, n.2, p.3-19, jul.ldez. 1983.

ROCHA, A., CHRISTENSEN, C. Marketing; teoria e prática no Brasil. São Paulo: Atlas, 1987. 350p.

RODRIGUES, M. E. F., SILVA, E. L., ALMEIDA, H. M. Terceiro Mundo: tecnologia x transferência de informação. Ciência da Informação, v.14, n.2, p.149-161, jul.ldez. 1985.

SCHEWE, C., SMITH, R.M. Marketing; conceitos, casos e aplicações. São Paulo: McGraw-Hill, 1982. 564p.

VARSAVSKY, O. Por uma política científica nacional. São Paulo: Paz e Terra, 1976, p. 8.

Downloads

Publicado

25-11-1999

Como Citar

Gontow, R. (1999). O sistema de informação de marketing e a difusão de dados tecnológicos para a atividade produtiva. Transinformação, 11(3). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/1545

Edição

Seção

Originais