DISSEMINAÇÃO DE INFORMAÇÃO PARA A CIDADANIA NO BRASIL: UMA ANÁLISE DA COBERTURA DAS MATÉRIAS SOBRE INDICADORES SOCIAIS NA MÍDIA IMPRESSA
Palabras clave:
disseminação de informação, indicadores sociais, mídia impressaResumen
A agenda político-social do Brasil vem merecendo um acompanhamento crescente e sistemático por parte da mídia, segundo revelam a freqüência, profundidade e diversidade com que certas temáticas sociais são tratadas nas matérias apresentadas em jornais, rádios, televisão e portais da Internet. Este trabalho procura documentar parte desse processo, apresentando uma análise exploratória quantitativa e qualitativa da cobertura sobre Indicadores Sociais na mídia impressa. Foram coletadas 515 matérias de cinco jornais do estado de São Paulo, classificadas posteriormente segundo temática social e segundo critérios jornalísticos (categoria, existência de elementos gráficos etc). A análise do material revelou que a abordagem dos Indicadores Sociais na mídia é predominantemente informativa, mas a quantidade de matérias interpretativas não é pouco significativa. Também não é raro que figurem em editoriais e em páginas privilegiadas dos jornais. Os gráficos, fotos e tabelas são freqüentemente usados como complemento informativo às matérias sobre Indicadores. Pelo que se pôde apreender, parece apropriado afirmar que a imprensa brasileira vem cumprindo suas responsabilidades em um dos aspectos da formação da Cidadania: o de informar o cidadão, de forma mais rica e instrumental, acerca do panorama social de sua cidade e de seu país.
Descargas
Citas
AMARAL, L. Técnica de jornal e periódico. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969. p.112-113.
BARTHES, R. A mensagem fotográfica. Cultura de Massa. Rio de Janeiro: Saga, 1969. p. 301-314.
CENTRO INTERAMERICANO PARA LA PRODUCIÓN DE MATERIAL EDUCATIVO Y CIENTIFICO PARA LA PRENSA. Organização dos Estados Americanos. Periodismo educativo y científico. Quito (Ecuador): Época, 1976. 205p.
EDMUND, A. Tipografia y diagramado para periódicos. In: COLLARO, A.C. Projeto gráfico: teoria e prática da diagramação. São Paulo: Summus, 1987. 107p.
ERBOLATO, M.L. Técnicas de codificação em jornalismo. São Paulo: Ática, 1991. p. 30-65.
JANNUZZI, P.M.; GRACIOSO, L. A produção e a disseminação da informação estatística pelas agências estaduais no Brasil. Revista São Paulo em Perspectiva, São Paulo, v.16, n.3, p.92-103, 2002.
JANNUZZI, P.M. Indicadores Sociais no Brasil: conceitos, fontes de dados e aplicações. Campinas: Alínea, 2001. 141p.
MAGALHÃES, M.V. Produção e difusão da notícia. São Paulo: Atlas, 1979. p.49.
MARQUES DE MELO, J. Estudos de jornalismo comparado. São Paulo: Pioneira, 1972. 260p.
SAVIGNANO,V. Análise comparada da cobertura de indicadores sociais na mídia brasileira. Monografia classificada no V Prêmio INICIACOM de trabalhos de Iniciação Científica em Comunicação Social, Salvador, 2002. (Relatório de Pesquisa). 12p.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2022 Transinformação
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.