METODOLOGIA DE SISTEMAS FLEXÍVEIS APLICADA A ESTUDOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Sely M.S. COSTA Universidade de Brasília

Palabras clave:

Metodologia de sistemas flexíveis, problemas organizacionais, Ciência da Informação, estudos de pós-graduação, interação graduação e pós-graduação

Resumen

Este trabalho descreve a aplicação da Metodologia de Sistemas Flexíveis - Soft Systems Methodology a um programa de mudança organizacional no Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Brasília. A metodologia em questão foi desenvolvida por Peter Checkland, como alternativa às metodologias de sistemas rígidos, como a pesquisa operacional. Tem sido aplicada nas mais diversificadas situações, entre outras, para projetos relacionados com situações-problema que ocorrem em organizações. Mais recentemente, aplicou-se com freqüência em pesquisas acadêmicas na área de Ciência da Informação, especialmente na Inglaterra, e agora, no Brasil, onde o Soft Systems Methodology foi introduzido como disciplina específica do programa de pós-graduação do Departamento de Ciência da Informação da Universidade de Brasília e da orientação de teses e dissertações. Este trabalho discute a Soft Systems Methodology e seus fundamentos, assim como a experiência de seu ensino na pós-graduação e sua aplicação em problemas da Ciência da Informação. A Soft Systems Methodology consiste de sete estágios e faz uso de ferramentas específicas, sendo fundamentada na abordagem sistêmica, na fenomenologia e na Pesquisa-Ação. Este trabalho descreve ainda, a partir do levantamento bibliográfico sobre o Soft Systems Methodology, a organização do conteúdo programático da disciplina, atendendo a alunos de mestrado e doutorado em Ciência da Informação, e a observação sistemática, tanto das percepções dos alunos e suas reações relativas à disciplina durante todo o período letivo, quanto da aplicação da Soft Systems Methodology em situações-problema reais. Incluem-se na discussão as ações desenvolvidas visando melhor interação entre alunos de graduação, bolsistas do PIBIC, e alunos de pós-graduação do citado departamento, cujo perfil educacional e profissional era variado: Engenharia, Ciência da Computação, Ciência da Informação e Administração. A interação entre graduandos e pós-graduandos levou a uma aproximação efetiva entre os dois âmbitos do depto. A metodologia e sua aplicação no programa acadêmico de Ciência da Informação despertaram grande interesse e motivação, além de contribuir para os conhecimentos da área e para sua interdisciplinaridade - não só pelo corpo teórico em que se baseia, como também pela mencionada diversidade dos alunos. Tal diversidade permitiu criar-se uma variedade de situações em que se aplicou a metodologia. Conclui-se que a Soft Systems Methodology é alternativa viável e adequada ao tratamento de diversos problemas, além de contribuir significativamente ao corpo de conhecimentos da Ciência da Informação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABDUL-KARIM, H.S.H. Towards an integrated information system for a pubnlic sector organisation in Brunei Darussalam. Loughborough, 2001. Tese (Doutorado) - Loughborough University, Dep. of Information Science, 2001.

CHECKLAND, P. Systems thinking, systems practice. Chichester: John Wiley & Sons,1999. p.166.

CHECKLAND, P.; SCHOLES, J. Soft systems methodology in action. Chichester: John Wiley & Sons, 1999. p.29.

CHILVERS. H. Managing long-term access to digital data objects: a metadata approach 2000. Tese (Doutorado) - Loughborough University, Dep. of Information Science, 2000.

COUPRIE, D. et al. (CI) Soft systems methodology. Available from: <http://sern.ucalgary.ca/courses/seng/613/F97/grp4/ssmfinal.html>. Acess: Jul. 2000.

FERRARI, F.M. et al. Uma aplicação da soft systems methodology à realidade de uma empresa brasileira. In: SEMEAD. Ensaio de administração geral. Disponível em:<http://www.ead.fea.usp.br/Semead/AdmGeral.htm>. Acesso em: maio 2002.

HUSSERL, E. The idea of phenomenology. The Hague: M Nijhoff, 1970.

MARTINS, F.M. Aplicação da Metodologia multicritério de apoio à decisão na avaliação de políticas de gerenciamento em uma empresa agrícola. 1996. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1996.

OH, K.M. Electronic networks and information services in South Korean universities. Loughborough, 1997. Tese (Doutorado).

PINHEIRO, S.L.G. O enfoque sistêmico e o desenvolvimento sustentável: uma oportunidade de mudança de abordagem hard system para experiências com soft systems. Disponível em: <http://www.emater.tche.br/docs/agroeco/revista/n2/08_artigo.htm>. Acesso em: abr. 2002.

SOARES, V.M.S. A soft systems methodology e a pesquisa-ação para projeto. In: SEMINÁRIO SOBRE METODOLOGIA DE PROJETOS DE EXTENSÃO. Extensão universitária e Metodologia participativa. Anais... Rio de Janeiro: COPPE/UFRJ, 1998.

SOARES, V.M.S. et al. Técnicas qualitativas e a soft system methodology aliadas ao enfoque sistêmico. Revista de Administração, v.36, n.3, p.95-99, 2001.

WILSON, B. Systems: concepts, metodologies, and applications. 2.ed. Chichester: John Wiley & Sons, 2000.

Publicado

2003-06-25

Cómo citar

M.S. COSTA, S. . (2003). METODOLOGIA DE SISTEMAS FLEXÍVEIS APLICADA A ESTUDOS EM CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA. Transinformação, 15(2), 1–14. Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6405

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS