EDUCAÇÃO CONTINUADA DO CATALOGADOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA

Autores/as

  • Ana Maria PEREIRA Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Plácida Leopoldina Ventura Amorim da Costa SANTOS Universidade Estadual Paulista

Palabras clave:

educação continuada, educação a distância, catalogação, metodologia da problematização

Resumen

Apresenta uma proposta para o ensino de catalogação, com ênfase na Metodologia da Problematização. A proposta está voltada para a educação continuada a distância do profissional catalogador, e leva em conta os desafios implicados no desenvolvimento da interatividade, da interdisciplinaridade, da auto-educação e da consciência crítica desse profissional, uma vez que ele se torna sujeito ativo e gerenciador de sua própria educação.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ANTONIO, I. Do bibliotecário ao agente da informação: seu perfil diante de novas tecnologias. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação, São Paulo, v.24, n.112, p.76-85, 1991.

BERBEL, N.A.N. Metodologia da problematização: uma alternativa metodológica propriada para o ensino superior. Semina, Londrina, v.16, n.2, p.9-19, 1995.

BERBEL, N.A.N. A metodologia da problematização e os ensinamentos de Paulo Freire: uma relação mais que perfeita. In: METODOLOGIA da problematização: fundamentos e aplicações. Brasília: INEP-COMPED, 1999.

FERREIRA, A.B.H. Novo dicionário da língua portuguesa. 2.ed. rev. Ampl. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

FUJITA, M.S.L. Gestão do potencial de pesquisa da universidade: proposta de atuação do profissional da informação em Escritório de Pesquisa na UNESP. Informação & Informação, Londrina, v.3, n.2, p.33-42, 1998.

GIANNASI, M.J. O profissional da informação diante dos desafios da sociedade atual: desenvolvimento de pensamento crítico em cursos de educação continuada e a distância via Internet, através da metodologia da problematização. 1999. Tese (Doutorado) - Faculdade de Estudos Sociais Aplicados, Universidade de Brasília, Brasília, 1999.

GIANNASI, M.J.; BERBEL, N.A.N. Metodologia da problematização como alternativa para o desenvolvimento do pensamento crítico em cursos de educação continuada e a distância. Informação & Informação, v.3, n.2, p.19-30, 1998.

MAZZEU, F.J.C. Uma proposta metodológica para a formação continuada de professores na perspectiva histórico-social. Cadernos CEDES, v.19, n. 44, 1998.

PEREIRA, A.M. A educação continuada a distância do catalogador. 2000. Dissertação (Mestrado) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista/UNESP, Marília, 2000.

PIAGET, J. Biologia e conhecimento: ensaio sobre as relações entre as regulações orgânicas e os processos cognoscitivos. Petrópolis: Vozes, 1973.

PIAGET, J.; BÄRBEL, I. A representação do espaço na criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.

Publicado

2004-03-25

Cómo citar

PEREIRA, A. M. ., & Ventura Amorim da Costa SANTOS, P. L. . (2004). EDUCAÇÃO CONTINUADA DO CATALOGADOR NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: UMA PROPOSTA ALTERNATIVA. Transinformação, 16(1), 1–12. Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/6367

Número

Sección

ARTIGOS ORIGINAIS