Divulgação científica frente ao fenômeno da pós-verdade e a crise de credibilidade da ciência no contexto das Humanidades Digitais

Autores

Palavras-chave:

Humanidades Digitais, Divulgação científica, Credibilidade da ciência, Pós-verdade, Redes sociais

Resumo

O artigo propõe refletir, à luz das Humanidades Digitais, a respeito da influência da pós-verdade na crise de credibilidade da ciência. Objetivou-se identificar o papel da divulgação científica na recuperação da credibilidade da ciência, assim como combater a pós-verdade e a possibilidade da utilização de redes sociais na divulgação científica das universidades públicas. Ao definir-se como descritiva, a pesquisa procurou realizar uma análise dos benefícios e aportes que poderiam resultar na contextualização da problemática com o campo do conhecimento das Humanidades Digitais. Ponderou-se que a divulgação científica por redes sociais contribui para combater os efeitos da cultura da pós-verdade e, consequentemente, recuperar a credibilidade da ciência. Salientou-se que os atores protagonistas na promoção de estratégias de divulgação científica são as universidades públicas, por terem a democratização do acesso ao conhecimento como um compromisso social.

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Biografia do Autor

Dheyvid Adriano do Livramento Chaves, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Edgar Bisset Alvarez, Universidade Federal de Santa Catarina

Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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Publicado

11-10-2023

Como Citar

Chaves, D. A. do L., & Alvarez, E. B. (2023). Divulgação científica frente ao fenômeno da pós-verdade e a crise de credibilidade da ciência no contexto das Humanidades Digitais. Transinformação, 35. Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/transinfo/article/view/7317

Edição

Seção

Data and Information in Online Environments