Sobre a Revista

Foco e Escopo

Promover o debate e a produção do conhecimento em sustentabilidade numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar.

Destina-se à publicação de estudos e pesquisas científicas, de caráter teórico, empírico ou aplicado em sustentabilidade, com foco nas dimensões social, econômica, ambiental, cultural e ética.

Processo de Avaliação pelos Pares

Aprovados na fase pré-análise, os manuscritos serão encaminhados, sem o(s) nome(s) do(s) autor(es), aos revisores ad hoc selecionados pelos editores. Cada manuscrito será enviado para dois revisores de reconhecida competência na temática abordada. Em caso de desacordo, o artigo será enviado para uma terceira avaliação.

 No caso da identificação de conflito de interesse por parte dos revisores, os editores encaminharão o manuscrito a outro revisor ad hoc.

 O processo de avaliação por pares é sigiloso quanto à identidade tanto dos autores quanto dos revisores (Double blind review). Por isso os autores deverão empregar todos os meios possíveis para evitar a sua identificação.

 Os pareceres dos revisores comportam as seguintes possibilidades: a) aprovação sem alterações; b) aprovação com correções e; c) recusa.

Os pareceres são analisados pela equipe editorial que poderá aprovar ou não o manuscrito. Em quaisquer desses casos, o autor será comunicado.

 Os trabalhos que receberem sugestões para alterações serão devolvidos aos autores para as devidas correções, com os pareceres emitidos ou uma síntese dos mesmos, devendo ser devolvidos no prazo estipulado pela Revista. Caso os autores não encaminhem o manuscrito revisado e a carta-resposta no prazo estipulado, o processo editorial será encerrado, em qualquer etapa da submissão. O título e o código do manuscrito deverão ser especificados.

 A versão reformulada por indicação de parecerista deverá ser encaminhada via site  <https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/seer/index.php/sustentabilidade>.      O(s) autor(es) deverá(ão) enviar apenas a última versão do trabalho. O texto do artigo deverá empregar fonte colorida (cor azul), para todas as alterações, juntamente com uma carta ao editor, reiterando o interesse em publicar nesta Revista e informando quais alterações foram processadas no manuscrito. Se houver discordância quanto às recomendações dos revisores, o(s) autor(es) deverão apresentar os argumentos que justificam sua posição.

 O processo de avaliação dos manuscritos terminará na segunda versão. A decisão final sobre a publicação ou não do manuscrito é da Revista. Pequenas alterações no texto poderão ser feitas pelo Conselho Editorial da Revista, de acordo com critérios e normas de revisão internas.

 Manuscritos recusados poderão ser reformulados e retornar como novo trabalho, iniciando outro processo de julgamento.

 Plágio

A Revista verificará os artigos submetidos, por meio da ferramenta de detecção de plágio CrossCheck, após o processo de revisão por pares.

CONFLITO DE INTERESSE

No caso da identificação de conflito de interesse por parte dos revisores, o Comitê Editorial encaminhará o manuscrito a outro revisor ad hoc.

Periodicidade


A revista Sustentabilidade: Diálogos Interdisciplinares adota o sistema de publicação contínua (rolling pass).

Política de Acesso Livre

A Revista proporciona acesso público - Open Access - a todo seu conteúdo e são protegidos pela Licença Creative Commons (CC-BY).

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

APCs (Taxa de Processamento de Artigo) e Taxa de Submissão

Sustentabilidade:DiálogosInterdisciplinares não cobra aos autores qualquer tipo de taxa de submissão ou publicação.

Fontes de Apoio

A Sustentabilidade: Diálogos Interdisciplinares agradece a Pontifícia Universiade Católica de Campinas.