A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS POR DOCENTES EM IES DURANTE A PANDEMIA

Autores/as

  • Ana Paula Giardini PEDRO PUC-Campinas
  • Cristina Micaroni H. ALTIERI PUC-Campinas
  • Fernanda Zuin SECCO PUC-Campinas
  • José Francisco DANIEL PUC-Campinas
  • Mônica Costa RICARTE PUC-Campinas

Palabras clave:

Atividades remotas, Aulas remotas, Tecnologias digitais, Cultura digital

Resumen

Este artigo se propõe a fomentar a discussão sobre a utilização de ferramentas tecnológicas nas práticas pedagógicas no processo de ensino-aprendizagem utilizadas pelos docentes de uma instituição de ensino superior privada do interior do estado de São Paulo durante a pandemia. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido como parte das atividades produzidas por um grupo de trabalho composto por integradores acadêmicos de graduação, realizado durante o 1o semestre de 2020. Os resultados obtidos
demonstram que as plataformas mais utilizadas pelos professores foram Canvas, Microsoft Teams e Google Classroom, com apoio das mídias digitais, obtendo bons resultados.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ALTIERI, C. M. As Mídias Sociais na Propagação da Mensagem Religiosa: um estudo de caso sobre o fenômeno Fábio de Melo. Dissertação Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: <http://tede.bibliotecadigital.puccampinas.edu.br:8080/jspui/bitstream/tede/1242/2/CRISTINA%20MICARONI%20HILKNER%20ALTIERI.pdf. Acesso em: 19 Jan. 2023.

ABEYSEKERA, L.; DAWSON, P. Motivation and cognitive load in the fl ipped classroom: defi nition, rationale and a call for research. Hig. Educ. Reserc. Develop., v.34, n.1, p. 1-14, 2015. doi: https://doi.org/10.1080/0 7294360.2014.934336

ALMEIDA, S. S. Importância do FIES na garantia do direito ao ensino superior. In: XV COLÓQUIO INTERNACIONAL DE GESTÃO UNIVERSITÁRIA – CIGU, 2015, Argentina.

APARECIDO, C. T. R.; ZAMBON, M. S. Democratização da educação e a expansão do ensino a distância no Brasil: uma reflexão da meta 12 do plano nacional da educação 2014-2024. Teoria & prática: revista de humanidades, ciências sociais e cultura, v.2, n.1, jan-jun.de 2020.

AGUIAR, E. V. B. As novas tecnologias e o ensino -aprendizagem. Vértices, v.10, n.1/3, 2008.

CITELLI, A. Comunicação e Educação: a linguagem em movimento. São Paulo: Editora SENAC, 2004.

CONSTANTINOU, E.; et al. Ensino remoto emergencial: desafios e estratégias para retomada. 2020.

DUDZIAK, E. A. Competência informacional e midiática no ensino superior: Desafi os e propostas para o Brasil. Revista de Ciências e Tecnologias de Informação e Comunicação, 2010, n. 13. p. 1-19.

KLEIN, D. R.; CANEVESI, F. C. S.; FEIX, A. R.; GRESELE, J. F. P.; WILHELM, E. M. de S. Tecnologia na educação: evolução histórica e aplicação nos diferentes níveis de ensino. Educere- Revista da Educação, v. 20, n. 2, p. 279-299, jul./dez. 2020.

KOTLER, P.; KELLER, K. Administração de Marketing. São Paulo: Pearson, 2012.

SEEGGER et al. Estratégias tecnológicas na prática pedagógica. REMOA, v. 8, p. 1887-1899, AGO, 2012.

MACIEL, C. Educação a distância: ambientes virtuais de aprendizagem. Cuiabá: EdUFMT, 2018. Disponível em: tec.ufmt.br/ri/bitstream/1/31/1/Educação%20a%20distância_ambientes%20virtuais%20de%20 aprendizagem.pdf. Acesso em: 19 de jan. 2023.

MARTINO, L. M. S. Mídia, Religião e Sociedade. São Paulo: Editora Paullus, 2016.

MOORE. Michael G.; KEARSLEY, Greg. Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. 3. ed. São Paulo: Cengage Learning, 2013.

MOREIRA, J. A.; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital onlife. Revista UFG, v.20, 63438, 2020. DOI:

https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438

WORLD HEALTH ORGANIZATION (2020). Coronavirus disease 2019 (COVID-19): Situation Report 51. WHO. Disponível em: <https://www.who.int/-docs/defaultsource/coronaviruse/situation-reports/20200311-sitrep-51-covid-19.pdf?sfvrsn=1ba62e57_10>. Acesso

em: 17 fev. 2021.

RUIZ, C. R. Criação de um modelo Canvas para planejamento acadêmico aliado a ferramentas de Design Thinking. Revista online de Política e Gestão Educacional, 2019, p. 321-327.

SBARDELOTTO, M. E o verbo se fez rede: religiosidades em reconstrução no ambiente digital, São Paulo: Editora Paulinas, 2017.

Cisco Webex Meetings: entenda como funciona programa de videoconferências. TECHTUDO, 17 de ago. 2020. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/listas/2020/07/cisco-webex-meetings-entenda-como-funciona-programa-de-videoconferencias.ghtml>.

Acesso em: 19 fev de 2021.

TELES, G.; SOARES, D. M. R.; DE LIMA, L.; LOUREIRO, R. C. Docência e tecnologias digitais na formação de professores: planejamento e execução de aulas por licenciandos. Brazilian Journal of Technology, Curitiba, v. 3, n. 2, p. 73-84, abr./jun. 2020.

TORI, R. Educação sem distância: as tecnologias interativas na redução de distâncias em ensino e aprendizagem. São Paulo: Artesanato Educacional LTDA, 2018.

VILAS BOAS, B. IBGE: 94,2% dos brasileiros usam internet para trocar textos e imagens. Jornal Valor Econômico, 2018. Disponível em: valor.com.br/brasil/5337837/ibge-942-dos-brasileiros-usam-internet-para-trocar-textos-e-imagens. Acesso em 20 de maio de 2018.

Publicado

2023-03-03

Cómo citar

PEDRO, A. P. G. ., ALTIERI, C. M. H. ., SECCO, F. Z. ., DANIEL, J. F. ., & RICARTE, M. C. . (2023). A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS TECNOLÓGICAS NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS UTILIZADAS POR DOCENTES EM IES DURANTE A PANDEMIA. Série Acadêmica, 39(jan./dez.), 7–18. Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/7535

Número

Sección

Artigos