LETRAMENTOS EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM FOCO EM GÊNEROS DO DISCURSO

Autores

  • Serie Acadêmica
  • Eliane Righi de ANDRADE PUC-CAMPINAS
  • Eliane Fernandes AZZARI PUC-CAMPINAS
  • Maria de Fátima Silva AMARANTE PUC-CAMPINAS

Resumo

Este artigo tem por objetivo relatar uma experiência decorrente do desenvolvimento de atividades didático-pedagógicas no currículo dos cursos de graduação em Letras (bacharelado e licenciatura dupla). Especificamente, dedicamo-nos aqui ao trabalho em duas disciplinas referentes à formação do profi ssional em língua inglesa. Trabalhando sob a perspectiva discursiva, orientamo-nos pela noção de língua(gem) como prática social historicamente situada, encontrando apoio em diversas discussões no campo de estudos dos letramentos e, também, dos gêneros do discurso (e/em sua interface com os processos educativos). Ademais, apresentamos alguns dos planos de aula desenvolvidos, que contam com recursos disponibilizados em ambientes digitais, circulados pela internet. Entendendo o papel da formação acadêmico-profissional em língua inglesa como promoção do engajamento discursivo em práticas situadas, oferecemos nossa proposta de trabalho à guisa de sugestão para o desenvolvimento de abordagens que tratem os letramentos acadêmicos em inglês como oportunidades para a reflexão acerca da interface linguagem-cultura-identidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. Notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo: Editora 34, 2016.

CAMPBELL, J.; MOYERS, B. The power of myth. New York: Doubleday, 1988.

CURY, M. Z. F. Intertextualidade. In: GLOSSÁRIO CEALE. termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. pedagógica. Disponível em: www.ceale.fae. ufmg.br/glossarioceale. Acesso em 3 nov 2020.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, B; DOLZ, J. (e col.). Gêneros orais e escritos na escola / tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

OUCAULT, M. A vida dos homens infames. Ditos e Escritos IV. Rio de Janeiro: Editora Forense Universitária, 2003.

GEE, J. P.; HAYES, E. R. Language and Learning in the Digital Age. Oxon / New York: Routledge, 2011.

HAMSTON, J. Pathways to multiliteracies: Student teachers’ critical refl ections on a multimodal text. Australian Journal of Language and Literacy, Melbourne, vol. 29, n. 1, pp. 38–51, 2006.

JENKINS, H. Convergence culture. NY/ London: New York University Press, 2006.

KLEIMAN, A. B. Letramentos na contemporaneidade. Bakhtiniana, Sã o Paulo, vol. 9 no 2, p. 72-91, ago.- dez. 2014.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. M. New literacies: Changing knowledge and classroom learning. Buckingham, UK: Open University Press, 2003.

LANKSHEAR, C; KNOBEL, M. Digital Literacies, LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. (org.). 2008, p. 01 – 16.

LANKSHEAR, C.; KNOBEL, M. New Literacies (3rd ed.). Glasgow: McGraw Hill, Open University Press, 2011.

LEMKE, J. L. Letramento metamidiá tico: transformando significados e mí dias. Traduç ã o de Carla Dornelles. Revista Trabalhos em Linguí stica Aplicada, Campinas, v.2, n. 49, p. 455-479, 2010.

LUKE, A.; DOOLEY, K. T. Critical literacy and second language learning. In: E. Hinkel, (Ed.), Handbook of Research on Second Language Teaching and Learning, Vol. 2, New York: Routledge. 2009.

MORGAN, B.; RAMANATHAN, V. Critical literacies and language education: global and local perspectives. In: Annual Review of Applied Linguistics. Cambridge, Cambridge University Press, 2005, p. 151-169.

PALTRIDGE, B. Genre and the Language Learning Classroom. Ann Arbor: University of Michigan, 2001.

RAJAGOPALAN, K. World Englishes’? Does it make any difference? International Journal of Applied Linguistics, vol. 22, no. 3, 2012, USA: Blackwell Publishing Ltd, 2012.

ROJO, R. Gêneros de Discurso/Texto como Objeto de Ensino de Línguas: Um Retorno ao Trivium? In: SIGNORINI, I. (Org.). [Re]discutir Texto, Gênero e Discurso. São Paulo: Parábola, 2008, p. 73-107.

SILVA, J. Q. G. Interdiscursividade. In GLOSSÁRIO CEALE. termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. pedagógica. Disponível em: www.ceale.fae. ufmg.br/glossarioceale. Acesso em 3 nov 2020.

SOARES, M. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, no. 81, p. 143-160, dez. 2002. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0101-73302002008100008&lng=en&nrm=iso. Acesso em 17 mar 2019.

STEIN, D. Situated learning in adult education. 2008. Disponível em: http://www.ericdigests.org/1998-3/ adult-education.html. Acesso em 10 mar 2019.

STREET, B. Academic Literacies approaches to Genre? Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, vol.10, no 2, p. 347-361, 2010.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

Acadêmica, S., ANDRADE, E. R. de ., AZZARI, E. F. ., & AMARANTE, M. de F. S. . (2022). LETRAMENTOS EM LÍNGUA INGLESA NO ENSINO SUPERIOR: RELATO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM FOCO EM GÊNEROS DO DISCURSO. Série Acadêmica, 38(jul./dez.). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/5721

Edição

Seção

Artigos