CONTRIBUIÇÕES DA PSICOLOGIA PARA UMA COMPREENSÃO DE CRISES/CONFLITOS DECORRENTES DO PROBLEMA DOS RADICALISMOS IDEOLÓGICOS DE ALUNOS EM SALA DE AULA
Resumo
O trabalho que apresento é oriundo de transcrição de palestra proferida a convite do Senhor Pró-Reitor de Graduação da PUC-Campinas, Prof. Me. Paulo Moacir Godoy Pozzebon, por ocasião do Planejamento Acadêmico-Pedagógico – PUC-Campinas 1o semestre de 2019, em mesa -redonda composta também pelo Prof. Dr. Cláudio José Franzolin e o Prof. Dr. Samuel Mendonça. Almejo que minha fala refl ita o valor que este tema tem para os tempos atuais e o cuidado com que pretendi tratar dele, sem esgotá-lo ou tomá-lo como questão à qual caberia uma simples e única resposta ou solução.
Downloads
Referências
BAUMAN, Z. Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Zahar Ed., 2003.
BUGENTAL, J. F. T. O Eu: Processo ou Ilusão? In: GREENING, T. C. Psicologia Existencial-Humanista. Rio de
Janeiro: Zahar Ed., 1975.
COLL, C.; MARCHESI, A.; PALACIOS, J. (orgs.). Desenvolvimento Psicológico e Educação. Vol. 1, 2a edição, Porto Alegre: Artmed, 2004.
MACHADO, F. R. de S.; FONSECA, A. F.; BORGES, C. F. O Sistema Único de Saúde e as Políticas de Saúde no Brasil. In: JORGE, M. A. S. (org.). Políticas e Cuidado em Saúde Mental: contribuições para a prática profissional. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2014.
ROGERS, C. R. Uma maneira negligenciada de ser: a maneira empática. In: ROGERS, C. R. e ROSENBERG, R. L. A Pessoa como Centro. São Paulo: EPU, 1977.
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. 1a edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2006.
SARAMAGO, J. Ensaio sobre a cegueira. 19a ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.