USO DE RECURSOS INFORMACIONAIS PARA REGISTRO E AVALIAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: a experiência da Segunda Mostra de Talentos da Graduação da PUC-Campinas

Autores

  • Serie Acadêmica
  • Duarcides Ferreira Mariosa PUC-CAMPINAS
  • Geraldo Magela Severino VASCONCELOS PUC-CAMPINAS
  • Hugo Gimenes LIMA PUC-CAMPINAS
  • Carlos Marshal FRANÇA PUC-CAMPINAS
  • Christiane Aparecida Badin TARSITANO PUC-CAMPINAS
  • Eliana das Neves AREAS PUC-CAMPINAS

Resumo

O presente artigo apresenta os dados coletados durante a 2a MOSTRA DE TALENTOS DA GRADUAÇÃO DA PUC-CAMPINAS, realizada entre os dias 24 e 25 de abril de 2018. Nesta edição foram desenvolvidos formulários eletrônicos com a ferramenta Google Forms, gratuita, de manuseio simples e de fácil elaboração dos questionários aplicados. A utilização destes formulários durante o evento teve caráter experimental e inovador, possibilitando a coleta de volume signifi cativo de dados para uma análise posterior. Os participantes acessaram os formulários usando seus próprios smartphones a partir dos links disponibilizados durante a realização dos eventos e de cartazes com QR code, afi xados próximos aos locais das palestras e de exposição dos pôsteres. Os principais resultados obtidos no estudo sugerem, além da ampla aceitação pelos participantes, a viabilidade e efi cácia técnica e operacional na utilização destes recursos digitais como apoio para registro e avaliação de eventos acadêmicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DUMER, M. C. R. et al. PERCEPÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO DA ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA PARA VIDA PROFISSIONAL: Análise quantitativa com egressos de graduação em Ciências Contábeis. ANAIS IV Seminário Nacional de Educação Profi ssional e Tecnológica – Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais. Anais...Belo Horizonte - MG: 2014Disponível em: <http://www.senept.cefetmg.br/galerias/Anais_2014/ GT03/GT_03_x44x.PDF>.

FACHIN, O. Fundamentos de metodologia. São Paulo (SP): Saraiva, 2006.

GUERREIRO-CASANOVA, D. Autoefi cácia e integração ao ensino superior: um estudo com estudantes de primeiro ano. Psicologia: teoria e …, 2011.

JANNUZZI, P. DE M. Indicadores para diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas sociais no Brasil. Revista do Serviço Público, v. 56, n. 2, p. 137–160, 2005.

MARIOSA, D. F. et al. Sugestão de Parâmetros Conceituais, Estratégicos e operacionais para a elaboração dos Regulamentos do trabalho de conclusão de curso na PUC-Campinas. SÉRIE ACADÊMICA PUCAMP, Trabalho de Conclusão de Curso - TCC. v. 31, p. 33–40, 2015.

MARIOSA, D. F. et al. MOSTRA DE TCC NA PUC-CAMPINAS: PROPOSTA PARA O RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DOS TALENTOS DA GRADUAÇÃO. SÉRIE ACADÊMICA PUCAMP, v. 1, n. 34, p. 7–20, dez. 2016.

MATHIAS, S. L.; SAKAI, C. Utilização da ferramenta google forms no processo de avaliação institucional: Estudo de caso nas Faculdades Magsul. SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE AUTOAVALIAÇÃO INSTITUCIONAL E COMISSÕES PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO (CPA), 2013.

MORIN, E. Os setes saberes necessários à educação do futuro. [s.l.] Cortez Editora, 2014.

OLIVEIRA, R. A. R. A. DE et al. MOSTRA DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO: RECONHECIMENTO, SOCIALIZAÇÃO E PERCEPÇÃO DA IDENTIDADE SOCIOPROFISSIONAL NA PUC-CAMPINAS. SÉRIE ACADÊMICA PUCAMP, v. 1, n. 36, p. 35–45, dez. 2017.

ZANELLA, A.; SEIDEL, E. J.; LOPES, L. F. D. Validação de questionário de satisfação usando análise fatorial. Rev Ingepro, v. 2, p. 102–12, 2010.

Downloads

Publicado

2022-02-18

Como Citar

Acadêmica, S., Mariosa, D. F. ., VASCONCELOS, G. M. S. ., LIMA, H. G. ., FRANÇA, C. M. ., TARSITANO, C. A. B., & AREAS, E. das N. . (2022). USO DE RECURSOS INFORMACIONAIS PARA REGISTRO E AVALIAÇÃO DE EVENTOS ACADÊMICOS: a experiência da Segunda Mostra de Talentos da Graduação da PUC-Campinas. Série Acadêmica, 37(jan./jun.). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/5717

Edição

Seção

Artigos