Ousar caminhos: a importância do Planejamento Acadêmico-Pedagógico na Universidade

Autores

  • Serie Acadêmica
  • Aparecida Silvia MELLIN PUC-Campinas
  • Edvaldo Manoel ARAUJO PUC-Campinas
  • Fernanda F. CAMARGO PUC-Campinas
  • Ivenise T. G. SANTINON PUC-Campinas
  • Márcio Roberto Pereira TANGERINO PUC-Campinas

Resumo

A formação do docente universitário tem sido um grande desafio para as instituições que têm como princípio a excelência na qualidade do ensino, como é o caso da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Com a expansão do Ensino Superior, amplia-se, também, a preocupação com os saberes pedagógicos considerados fundamentais para o exercício da docência e as possibilidades de transmissão-assimilação de tais saberes.

Downloads

Referências

ABRAMOWICS, Mere. A importância dos grupos de formação reflexiva docente no interior dos cursos universitários. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2001.

CORRÊA, Adriana. Formação pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de. (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica? In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A construção da didática numa perspectiva histórico-crítica de educação: estudo introdutório. In: OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales (Org.). Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1995.

Downloads

Publicado

2013-12-31

Como Citar

Acadêmica, S., MELLIN, A. S. ., ARAUJO, E. M. ., CAMARGO, F. F. ., SANTINON, I. T. G. ., & TANGERINO, M. R. P. . (2013). Ousar caminhos: a importância do Planejamento Acadêmico-Pedagógico na Universidade. Série Acadêmica, 29(jan./dez). Recuperado de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/serieacademica/article/view/5662

Edição

Seção

Artigos