Ousar caminhos: a importância do Planejamento Acadêmico-Pedagógico na Universidade
Resumo
A formação do docente universitário tem sido um grande desafio para as instituições que têm como princípio a excelência na qualidade do ensino, como é o caso da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Com a expansão do Ensino Superior, amplia-se, também, a preocupação com os saberes pedagógicos considerados fundamentais para o exercício da docência e as possibilidades de transmissão-assimilação de tais saberes.
Downloads
Referências
ABRAMOWICS, Mere. A importância dos grupos de formação reflexiva docente no interior dos cursos universitários. In: CASTANHO, Sérgio; CASTANHO, Maria Eugênia (Orgs.). Temas e textos em metodologia do ensino superior. Campinas, SP: Papirus, 2001.
CORRÊA, Adriana. Formação pedagógica do professor universitário: reflexões a partir de uma experiência. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa. In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de. (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.
RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética na docência universitária: a caminho de uma universidade pedagógica? In: PIMENTA, Selma Garrido; ALMEIDA, Maria Isabel de (Orgs.). Pedagogia universitária: caminhos para a formação de professores. São Paulo: Cortez, 2011.
VEIGA, Ilma Passos Alencastro. A construção da didática numa perspectiva histórico-crítica de educação: estudo introdutório. In: OLIVEIRA, Maria Rita Neto Sales (Org.). Didática: ruptura, compromisso e pesquisa. Campinas, SP: Papirus, 1995.