Nietzsche: sobre a arte do discurso
Palabras clave:
retórica, Nietzsche, vontade de poderResumen
O objetivo deste artigo é despertar a curiosidade do leitor no que diz respeito a um Nietzsche retórico a partir do próprio texto do filósofo, seu Curso de Retórica. Também é o de trazer para uma reflexão filosófica o teor de importância do uso dos artifícios em termos da linguagem oral e escrita, contando que, para isso, lançaram mão desses artifícios tanto Nietzsche como aqueles que o filósofo critica no texto aqui apontado, o que, por exemplo, aproxima Nietzsche de um Platão retórico, já que Platão é antecessor na história da filosofia. E, também, o artigo traz a retórica como expressão da vontade de poder.
Descargas
Citas
MOURA, Arthur Hyppólito de (org.). As Pulsões. São Paulo: Escuta/EDUC, 1995.
MÜLLER-LAUTER, Wolfgang. A doutrina da Vontade de Poder em Nietzsche. Trad. Oswaldo Giacoia Jr.
São Paulo: Annablume, 1997.
NIETZSCHE, Friedrich Wilhem. Assim falava Zaratustra. Trad. Eduardo Nunes Fonseca. São Paulo: Hemus Editora Ltda, 1985.
. Ecce homo. 9ª ed. Trad. Andrés Sánchez Pascual. Madrid: Alianza Editorial, 1983.
. O Nascimento da Tragédia ou Helenismo e Pessimismo. 2ª ed. Trad. de J. Guinsburg. São Paulo: Cia. das Letras, 1999.
. (Obras Incompletas). 3ª ed. Seleção de textos de Gérard Lebrun e tradução de Rubens R. Torres Filho. São Paulo: Nova Cultural, 1999 (Coleção Os Pensadores).
PLATÃO. A República. Trad. e notas de Sampaio Marinho. Lisboa: Europa/América, 1975 (Col. Livros de Bolso Europa/América, n. 118). Periódicos: Periódicos: CADERNOS DE TRADUÇÃO DA USP. São Paulo: DF/USP, 1999, número 4.
CADERNOS NIETZSCHE. São Paulo: Discurso/GEN (Grupo de Estudos Nietzsche). Responsabilidade editorial de Scarlett Marton; 1997/98, números 3 e 4.
CADERNOS DO DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA DA PUC/RJ. O QUE NOS FAZ PENSAR. Rio de Janeiro: PUC-RJ, agosto de 2000, número 14.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2015 Mauro Araujo de Sousa
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.