A ARTE COMO CIRCULAÇÃO DE SENTIDO E DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO

Autores/as

  • João Francisco Duarte Júnior UNICAMP

Resumen

No discurso que o homem vem pronunciando ( desde que é homem ), ele fala de si mesmo. Fala de si mesmo para se construir e construir o mundo, porque a história do mundo é a história do próprio homem. Ao erigir-se no mundo o homem deixa suas marcas: suas cidades, seus Instrumentos, suas crenças, seus mitos, seu inter-relacionamento, seus símbolos, enfim... o "seu mundo. E essas marcas são os alfabetos pelos quais o homem lê o seu discurso e tenta entender de si.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

ABBAGNANO, Nicola, Dicionário de Filosofia, 19 ed., São Paulo, Ed. Mestre Jou, 1970. Trad.; Alfredo Bosi.

ALBUQUERQUE, José A. Guilhon, Cultura, Educação e Desenvolvimento, 1ª ed., Petrópolis.

BACHELARD, Gaston, A Poético do Espaço, 1ª ed., Rio de Janeiro. Livraria Eldorado Tijuca Ltda., s/d. Trad.: Antonio da Costa Leal e Lídia do Valle

Santos Leal .

BARBOSA, Ana M. T. Bastos, Teoria e Prática da Educação Artística, 1ª ed., São Paulo, Ed. Cultrix, 1975.

DARTIGUES, André, O que é a Fenomenologia? , 2ª ed.. Rio de Janeiro, Livraria Eldorado Tijuca Ltda., 1 973. Trad.: Maria José J. G. de Almeida.

DE WAELHEVS, Alphonse, La Philosophie et les Expériences Naturelles, La Haye, Martinus Nijhoff.

DUFRENNE, Mikel, Estétia e Filosofia. 1ª ed.. São Paulo, Ed. Perspectiva S.A., 1972. Trad.: Roberto Figurelli.

DUFRENNE, Mikel, O Poétioo, 1ª ed., Porto Alegre. Ed. Globo, 1969. Trad.: Luiz Arthur Nunes e Reasylvia Kroeff de Souza.

KRIS. Ernst, Psimnálise da Arte, 1ª ed., São Paulo. Ed. Brasiliense, 1 968. Trad. : Marcelo Corção.

MERLEAU-PONTY. Maurice, O Olho e o Espírito in '’Os Pensadores'’, vol. XLI, São Paulo, Ed. Abril Cultural, 1975. Trad.: Geraldo Dantas Barreto.

MOSQUERA, Juan, Psicologia da Arte, 2ª ed., Porto Alegre, Livraria Sulina Editora, 1976.

PIGN ATARI, Décio, Informação. Linguagem, Comunicação, 1ª ed., São Paulo, Ed. Perspectiva S. A.. 1968.

READ, Herbert, Arte e Alienação, 1ª ed., Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1968. Trad.: Edmond Jorge.

READ, Herbert, O Significado da Arte, 2ª ed., Lisboa, Ed. Ulisséia Ltda., s/d. Trad.: A. Neves Pedro.

REZENDE, Antonio Muniz de, Educação, Cultura e Desenvolvimento; A Fenomenologia da Educação no Contexto das Correntes Atuais da Filosofia;

Abordagem Filosófica do Tema da Educação; A Questão do Sujeito: O Educando; A Noção Fenomenológica da Cultura; A Estrutura Fenomenal do Mundo Cultural; A Educação da Consciência Cultura; Aprendizagem e Ensino: O Ato Pedagógico e o Diálogo Educacional. – Apostilas do Curso de Filosofia da Educação – Mestrado em Educação. 1977 – Univ. Est. de Campinas.

VON ZUBEN, Newton Aquiles, Projeto e Utopismo Dialógico – Apostila do Curso de Antropologia Filosófica – Mestrado em Educação, 1977 – Univ. Est. de Campinas.

Publicado

1977-12-31

Cómo citar

Júnior, J. F. D. (1977). A ARTE COMO CIRCULAÇÃO DE SENTIDO E DIMENSÃO DA EDUCAÇÃO. Reflexão, 2(8). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/11756

Número

Sección

Artigos