EMERGÊNCIA DO SUJEITO NO DIÁLOGO EDUCACIONAL

Autores/as

  • Nair Leme Fobé Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Resumen

É nosso objetivo, neste estudo, mostrar como o diálogo educacional entre o emissor ( educador ) e o receptor ( educando ) deverá ocasionar uma transferência da posição inicial do sujeito do discurso. A princípio, essa posição é ocupada pelo educador que deve levar, paulatinamente, o educando a assumir seu lugar como sujeito de um discurso significativo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

BENVENISTE, Émile ( 1976 ) – Problemas de Linguística Geral Companhia Editora Nacional, SP.

BLOOMFIELD, Leonard ( 1965 ) – Language, George AIIen – Unwin Ltd., London.

BREDA. V. e TAMINIAUX, J. ( editores, 1959 ) – AMes du Deu xième Colloque International de Phenomenologie – Martinus Nijhoff , la Hague.

BUBER. Martin ( 1974 ) – Eu e Tu, Cortez & Moraes, São Paulo.

CLARK. Dickinson, Hudson, Pace ( 1960 ) – English Literature Macmil-Ian, E.U.A.

CHAO, Yuen Ren ( 1977 ) – Língua e Sistemas Simbólicos, Companhia Editora Nacional, SP.

CRYSTAL, David – Davy, Derek ( 1969 ) – Investigating English Style, Longman, Green & Co., Ltd., Londres.

DARBYSHI RE, A. E. ( 1971 ) – A Grammar of Style, The Language Library, editado por Eric Partridge and Simon Patter, Londres.

FINOCHI ARO, Mary ( 1974 ) – English as a Seoond Laruuage from theory to practice, Regents Publishing Co., Inc. E. U. A.

GUSDORF, G. ( 1977 ) – A Fala, Editora Rio, Rio de Janeiro.

LEWIS, PE ( 1970 ) – '’Merleau – Ponty arxl the phenomenoly of language”. in Structuralism, ed. Jaques Ehrmann, Anchor Books, E. U. A.

LYONS, J. ( 1972 ) – New Horizons in Linguistics. Penguin Books, Inglaterra.

HOLLID AY, M. A. K. ( 1972 ) – LarUuage Structure and Language Function, in New Horizons in Linguistics, edited by John Lyons, Penguin Books, England.

POPPER, Karl ( 1972 ) – Conhecimento Objetivo, Editora Itatiaia Ltda., Belo Horizonte.

PYLES, Thomas ( 1964 ) – The Origins amI Development of the English Language, Haroout, Brace e Word, Inc.. E. U. A.

REZENDE, A. M. ( 1978 ) – '’Furxlamentos Filosófioos da Educação’', Unicamp, Campinas.

WAELHENS, A. Dc ( 1959 ) – ''L'ldée Phenoménologique D’lntentionalité” in Actes du Deuxiéme Colloque International de Phénoménologie, Krefed, 1 – 3 novembro 1 956, edités par les Soins de H. L. Van Breda e J. Tarmimaux – Martinus Nijhoff , La Hague.

Publicado

2024-02-23

Cómo citar

Leme Fobé, N. (2024). EMERGÊNCIA DO SUJEITO NO DIÁLOGO EDUCACIONAL. Reflexão, 4(13). Recuperado a partir de https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/11637

Número

Sección

Artigos