VERTENTES DA FILOSOFIA GREGA Sobre modelos gregos de filosofar
Resumen
Uma vez que nos dedicamos a estudar e “fazer" filosofia, carecemos, desde o início, de métodos de estudo e de pesquisa que caracterizem a especificidade da área com a qual nos ocupamos. Ou seja, necessitamos de nos apetrechar do instrumental que identifica a nossa atividade filosófica distinguindo-a de outras atividades. É assim que procede todo e qualquer cientista, trabalha sabendo. por experiência ou motivações específicas, dos modelos que permitem dimensionar a competência de sua pesquisa dentro de seu próprio campo. As ambiguidades com as quais se depara, parece serem menores do que aquelas que atingem a atividade filosófica. É comum hoje, por exemplo, cobrarmos de nossos alunos de pós-graduação, senão de nós mesmos, que as suas Dissertações de mestrado, endereçadas a diversas áreas. tenham caráter filosófico; que sejam elaboradas de tal modo (segundo o modo de filosofar} a serem facilmente identificadas como sendo decisivamente filosóficas.
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Citas
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Sab., 6. 17-25.
Empédocles, frag. 129. Cf. Os Filósofos Pré-Socráticos, Org. Gerd A. Bornheim São Paulo, Cultrix, 1986. p. 80.
Porphyre, ’'Vie pythagorique", 30; Empédocle, B CXXIX; in Los Présocratiques, Edition établie par Jean-Paul Dumont, Paris, Gallimard, 1988, p. 428.
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DURING, Ingemar. Aristote. Trad. Pierluigi Donini. Milano. Mursia, 1976, p. 301.
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Citado por DURING. op, cit., p. 313; ARISTÓTELES, Metafísica, São Paulo. Pensadores/Abril Cultural, 1979. p. 15.
ARISTÓTELES. Metafísica. op. cit.. 8. p. 14.
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Diogàne Laerce, “Vies'’ II, 6-15; Anaximandre, A I ; in Les Présocratiquos, op. cit.. p. 616.
POPPER, K., Conjeturas e Refutações, Brasília. UnB, 1982, p. 161.
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