Jesuítas e ensino religioso no Brasil

Autores

  • Eraldo Leme Batista Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião. http://orcid.org/0000-0003-0462-5350

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v46e2021a5106

Palavras-chave:

Colonização brasileira. Companhia de Jesus. Ensino religioso. Jesuítas.

Resumo

Neste artigo, abordamos os primórdios da educação religiosa em terras brasileiras, destacando como a
metrópole portuguesa realizou as primeiras experiências educacionais no Brasil Colônia mediante ações
catequéticas e educacionais da Companhia de Jesus, ordem religiosa sob o comando da Igreja Católica.
Os jesuítas, com apoio incondicional da Coroa portuguesa, desenvolveram hegemonicamente o trabalho
educacional em terras nativas em um período em que a Igreja buscava se fortalecer. A Companhia de
Jesus, chefiada por Manuel da Nóbrega, chegou ao solo brasileiro no ano de 1549 com a missão de
evangelizar e instruir. Os primeiros ensaios educacionais dos padres jesuítas foram com as crianças
indígenas, tendo em conta que os índios adultos se evadiam, rejeitando a aproximação que visava à
catequização. O objetivo do artigo é analisar a educação brasileira no Brasil Colônia no período histórico
de 1549 a 1759, fase em que os jesuítas desenvolveram suas atividades religiosas e educacionais no
país, sendo depois expulsos pelo Marquês de Pombal. Entendemos que o primeiro trabalho pedagógico,
educacional e de ensino religioso foi realizado sistematicamente na colônia pelos jesuítas, com apoio do
governo de Portugal, portanto estatal.

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Biografia do Autor

Eraldo Leme Batista, Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião.

Realizando pós doutorado no programa de pos graduaçao em ciencias da religião da puc campinas

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Publicado

2021-04-09

Como Citar

Batista, E. L. (2021). Jesuítas e ensino religioso no Brasil. Reflexão, 46, 1–11. https://doi.org/10.24220/2447-6803v46e2021a5106