Educação católica, ciências e educação: a urgência do “Instrumentum Laboris” | Catholic education, sciences and education: The urgency of “Instrumentum Laboris”

Authors

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v43n1a4221

Keywords:

Ciência. Educação. Instrumentum Laboris.

Abstract

O artigo tem como objeto a demonstração da urgência do “Instrumentum Laboris” no debate acerca da ciência e da educação. O problema do artigo consiste na pergunta: há sentido em se trabalhar com o “Instrumentum Laboris” para se colocar a educação no debate com a ciência? Como hipótese, argumentase que a superação de uma ciência fragmentária reivindica uma educação integral, comprometida com o desenvolvimento harmônico das qualidades do ser humano, de modo que o “Instrumentum Laboris” oferece resposta aos tempos atuais sobre ciência e educação. O método consiste em pesquisa bibliográfica e análise documental. Como resultados, destacam-se diversos preceitos educativos do “Instrumentum Laboris”, como o papel da investigação, a formação de professores, o diálogo, a atitude e, fundamentalmente, a coerência. Estes preceitos evidenciam desafios para o desenvolvimento da Educação Católica e também do desenvolvimento da ciência, de modo que se possa ter uma ciência que abarque a dimensão da ética e uma perspectiva antropológica, que dão conta de fazer avançar a vida humana.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Samuel Mendonça, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Programa de Pós-Graduação em Educação. R. Professor Doutor Euryclides, de Jesus Zerbini, 1516, Parque Rural Fazenda Santa Cândida, 13087-571, Campinas, SP, Brasil.

References

BIESTA, G. Beyond learning: Democratic education for a human future. Colorado: Paradigm Publishers, 2006.

BIESTA, G. Good education in an age of measurement: Ethics, politics, democracy. Boulder: Paradigm Publishers, 2010.

BIESTA, G. Giving teaching back to education: Responding to the disappearance of the teacher. Phenomenology and Practice, v.6, n.2, p.35-49, 2012a.

BIESTA, G. Philosophy of education for the public good: Five challenges and an agenda. Educational Philosophy and Theory, v.44, n.6, p.581-593, 2012b.

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Educar hoje e amanhã: uma paixão que se renova: “Instrumentum Laboris”. Brasília: Edições CNBB, 2014. p.7-54.

CONSELHO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO. Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Apresentação Institucional. Brasília: CNPq, [20--?]. Disponível em: <http://cnpq.br/apresentacao_institucional/>. Acesso em: 8 mar. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Competências. Brasília: Capes, 2012. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/80-conteudo-estatico/acesso-a-informacao/5418-competencias>. Acesso em: 8 mar. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Dados do SNPG. Brasília: Capes, 2014. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/avaliacao/dados-do-snpg> Acesso em: 8 mar. 2018.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR. Relatório da avaliação quadrienal 2017: Educação. Brasília: Capes, 2017. Disponível em: <http://capes.gov.br/images/ documentos/Relatorios_quadrienal_2017/20122017-Educacao_relator io-de-avaliacao-quadrienal-2017_final.pdf>. Acesso em: 12 jun. 2018.

FAVERO, E. et al. O primeiro ano do ensino fundamental de nove anos: uma revisão teórica. Psicologia Escolar e Educacional, v.21, n.3, p.397-406, 2017.

GERMANO, M.G. Uma nova ciência para um novo senso comum. Campina Grande: EdUEPB, 2011.

KANT, I. Kritik der reinen Vernunft. Frankfurt: Suhrkamp, 1974.

KUHN, T.S. A estrutura das revoluções científicas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

LEVINÁS, E. Entre nós: ensaio sobre a alteridade. Petrópolis: Vozes, 2005.

MENDONÇA, S. Problemas e desafios para a produção do conhecimento em educação: fundamentos filosóficos. Educação em Foco, v.20, n.2, p.71-94, 2015. Disponível em: <https://educacaoemfoco.ufjf.emnuvens.com.br/edufoco/article/view/2923>. Acesso em: 8 mar. 2018.

NIETZSCHE, F. Sämtliche Werke: Kritische Studienausgabe (KSA). Berlim: Walter de Gruyter, 1988. 15v.

PASSOS, J.D.; SANCHES, W.L. (Dir.). Dicionário do Concílio Vaticano II. São Paulo: Paulus, 2015. p.335.

SANTOS, B.S. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2003. p.64-88.

Published

2018-10-29

How to Cite

Mendonça, S. (2018). Educação católica, ciências e educação: a urgência do “Instrumentum Laboris” | Catholic education, sciences and education: The urgency of “Instrumentum Laboris”. Reflexão, 43(1), 63–74. https://doi.org/10.24220/2447-6803v43n1a4221