Formação de pastoralista: um exercício

Authors

  • Sérgio Rogério Junqueira Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião.
  • Valéria Andrade Leal Sagrado Rede de Educação

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v42n2a4034

Keywords:

Educação. Educação Confessional. Pastoral Escolar.

Abstract

Este artigo é o resultado do projeto Formação de Pastoralista, iniciado em 2014 com a organização de exercícios para tanto, na perspectiva de formação continuada. Esse é um dos três projetos do programa História e Concepções da Educação Religiosa, a partir da História da Educação Religiosa, levando em conta o contexto político, social, tecnológico e cultural. Objetiva-se o desenvolvimento de inovações educacionais para promover reflexões epistemológicas e interdisciplinares, avaliando possibilidades e implicações para a identificação dos diferentes ambientes educacionais, com a intenção de estabelecer referências para a estruturação de uma proposta de formação. O presente estudo, de abordagem qualitativa exploratória, tem como objetivo explicitar a execução de um programa de formação voltado àqueles que atuam na Pastoral Escolar de instituições de educação básica, a partir de um planejamento que estabeleceu o estudo documental e bibliográfico, visando estabelecer uma proposta para a formação do pastoralista escolar.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Sérgio Rogério Junqueira, Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião.

Instituto de Pesquisa e Formação Educação e Religião, Núcleo de Pesquisa, Núcleo Educação Confessional. Rua das Tropas, 141, Guabirotuba, 81520-370, Curitiba, PR, Brasil.

Valéria Andrade Leal, Sagrado Rede de Educação

Sagrado Rede de Educação, Escritório Central, Departamento de Pastoral. Curitiba, PR, Brasil.

References

CONFERÊNCIA GERAL DO EPISCOPADO LATINO-AMERICANO E DO CARIBE DE APARECIDA. Documento Final da V... . São Paulo: Paulus, 2007. n.338.

CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÂO CATÓLICA. A Escola Católica. Vaticano: Tipografia Poliglota Vaticano, 1977. n.4.

FABRIS, M. et al. Pastoral escolar: práticas e provocações. Aparecida: Santuário, 2015.

JUNQUEIRA, S. Projeto pedagógico do curso de Pós-Graduação Lato sensu em pastoral da educação e Pastoral escolar: Fundamentos e metodologia na modalidade de educação à distância. Curitiba: Faculdade Bagozzi, 2016. p.4.

PANINI, J. Apresentação do documento a pastoral da escola católica. In: AEC: A pastoral da escola católica. Brasília: AEC, 1997. p.5-6. (Cadernos da AEC do Brasil, n.67).

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO PARANÁ. Divulgação do curso de Pós-Graduação em gestão de processos pastorais. Curitiba: PUCPR, 2013.

RIBEIRO, C. Educação e evangelização: desafios e linguagens próprias. In: JUNQUEIRA, S.; ITOZ, S.;

NETO, J. Pastoral e Educação. Estudo e reflexão sobre pastoral escolar. Curitiba: Piá, 2016. p.5-18. ROMANOWSKI, J. Formação e profissionalização docente. 3. ed. rev. Curitiba: IBPEX, 2007.

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA. Projeto pedagógico do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em pastoral escolar na modalidade de educação à distância. Brasília: UCB, 2011.

Published

2018-02-09

How to Cite

Junqueira, S. R., & Leal, V. A. (2018). Formação de pastoralista: um exercício. Reflexão, 42(2), 279–287. https://doi.org/10.24220/2447-6803v42n2a4034

Issue

Section

Artigos: Temática Livre