Do spatial turn às histórias globais da religião: trajetórias e perspectivas

Authors

  • Fábio Augusto Morales Pontifícia Universidade Católica de Campinas

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v42n2a4021

Keywords:

História das Religiões. História Global. Virada Espacial.

Abstract

Este artigo discute o impacto da chamada “virada espacial” nas Ciências Humanas em geral e, em particular, na História das Religiões. Com base na discussão de balanços bibliográficos recentes e de obras seminais, o artigo apresenta um breve panorama do desenvolvimento de novas abordagens espaciais nas Ciências Humanas, com ênfase na emergência paralela de uma nova Geografia da Religião (no contexto de um cada vez mais especializado campo das Ciências da Religião) e da História Global como uma abordagem distinta (diferente, por exemplo, da história mundial, da “história grande”, da história pós-colonial, etc.). O artigo, então, apresenta alguns exemplos de uma abordagem históricoglobal para a História das Religiões – das macroanálises da conectividade e dos padrões de integração de sistemas multirreligiosos na longa duração, às microanálises de fluxos de indivíduos e ideias religiosas em diferentes unidades sociopolíticas na curta duração –, concluindo com um breve estudo de caso da cartografia heterotópica de uma mesquita brasileira localizada na cidade de Campinas.

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Author Biography

Fábio Augusto Morales, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Centro de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Faculdade de História. Rod. Dom Pedro I, km 136, Pq. das Universidades, 13086-900, Campinas-SP, Brasil.

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Published

2018-02-09

How to Cite

Morales, F. A. (2018). Do spatial turn às histórias globais da religião: trajetórias e perspectivas. Reflexão, 42(2), 215–234. https://doi.org/10.24220/2447-6803v42n2a4021