Concepções do ensino religioso em periódicos: 1901-1995

Authors

  • Sérgio Rogério Azevedo Junqueira Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.24220/2447-6803v41n1a3715

Keywords:

História do ensino religioso. Periódicos científicos. Publicações.

Abstract

Embora a produção científica sobre o Ensino Religioso nas primeiras nove décadas do século XX tenha sido de artigos publicados em periódicos científicos que nos permitiram o estudo e a reflexão para o estabelecimento da compreensão do componente curricular na perspectiva da escola e posteriormente sua relação com a Ciência da Religião como área de referência. Este artigo, resultante de uma pesquisa qualitativa documental sobre produção científica do Ensino Religioso vinculado ao projeto Concepções e Recursos do Ensino Religioso, busca identificar e analisar a construção das compreensões sobre esse componente curricular no cenário brasileiro a partir de diferentes fontes, especificamente os artigos publicados em periódicos classificados como científicos. O reconhecimento pela comunidade científica exige do pesquisador a publicação de suas pesquisas e, para esse fim, paulatinamente se impõe a busca pelas revistas mais bem avaliadas pelos órgãos reguladores e indexadores, para então ocorrer a submissão do artigo. Esta pesquisa analisou artigos publicados no período de 1901 a 1995, localizados na biblioteca do Studium Theologicum, instituição criada em 1932, que dispõe de um acervo significativo de periódicos produzidos ao longo do século XX.

Palavras-chave: História do ensino religioso. Periódicos científicos. Publicações.

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Author Biography

Sérgio Rogério Azevedo Junqueira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Escola de Educação e Humanidades, Programa de Pós-Graduação em Teologia. R. Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho, 80215-901, Curitiba, PR, Brasil.

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Published

2016-08-24

How to Cite

Junqueira, S. R. A. (2016). Concepções do ensino religioso em periódicos: 1901-1995. Reflexão, 41(1), 31–45. https://doi.org/10.24220/2447-6803v41n1a3715