Considerações sobre o lugar da alteridade em Merleau-Ponty
Keywords:
altérité, communauté incarnée, expérience, lieu, Merleau-PontyAbstract
“Saber obscuro”, vai-e-vem an-árquico e a-teleológico entre as sedimentações históricas, a filosofia empreende um percurso acidentado, descontínuo, em vez de um rumo desimpedido ao apodíctico. Se Merleau-Ponty acaba por lhe encontrar uma “comunidade fenomenológica encarnada”, onde ela se faz polissêmica, é porque a filosofia persegue ao longo das múltiplas clivagens do ser um sentido sem conceito dado a priori. Donde o seu registro em uma particular interioridade, diversa daquela do Ego constituinte: intentionaler Innerlichkeit, segundo a expressão retomada de Husserl, intencionalidade que refere o lugar necessariamente não-simbólico da diferenciação entre as experiências. É em torno desse lugar que se discorrerá aqui, segundo a última filosofia de Merleau-Ponty. Retendo a atenção sobre “nossa ausência na presença e nossa não-coincidência com os outros”, algumas notas de trabalho de Le visible et l’invisible revelam o mundo da experiência sensível como uma “arquitetônica espácio-temporal”: modulação no lugar de cruzamento de suas várias dimensões e sentidos, ela é o que se esgueira entre a visada de um e de outro, sempre mais longe que o lugar aonde se olha, entregue à sua alteridade. Palavras-chave: alteridade, comunidade encarnada, experiência, lugar, Merleau-Ponty.
Downloads
References
MERLEAU-PONTY, M.. O visível e o invisível, trad. J.A. Gianotti e A. Mora d’Oliveira. São Paulo: Perspectiva, 1992
Signes. Paris: Gallimard, 1960
La prose du monde. Paris: Gallimard 1969
Notes des cours 1959-1961. Paris: Gallimard, 1996
Sens et non-sens. Paris: Nagel, 1948
GIL, J. A imagem-nua e as pequenas percepções. Estética e Metafenomenologia. Lisboa: Relógio D´'Água Editores, 1996.
BARBARAS, R. De l’être du phénomène. Sur l’ontologie de Merleau-Ponty. Grenoble. Jérôme Millon, 1991.
RICHIR, M. “Communauté, Société et Histoire chez le dernier Merleau-Ponty”. In: Merleau - Ponty. Phénoménologie et expériences. Grenoble: Jérôme Millon, 1992, pp. 7-26.
HAAR, M. La philosophie française entre phénoménologie et méthaphysique. Paris: PUF, 1999.
HEIDSIECK, F. (org.). Recherches sur la philosophie et le langage, nº15 ( “M. Merleau-Ponty. Le philosophe et son langage”). Paris, 1993.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2015 Osvaldo Fontes Filho
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.