ARTE E EDUCAÇÃO

Authors

  • Maria Eugênia de Lima e Montes Castanho Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Abstract

Para compreender a inserção da arte no processo de educação é preciso enfrentar várias dificuldades, sendo talvez a principal delas a que trata, em suma, de buscar uma unidade cultural entre dois campos ideologicamente tão diferentes quanto o da Arte e o da Educação. Diferentes porque enquanto a Arte não é apenas um efeito das modificações culturais, ma também um instrumento provocador dessas mudanças, a Educação é o instrumento por excelência de conservação cultural. Enquanto a primeira baseia-se em pensamento divergente, a segunda caracteriza.se pela convergência de pensamento.

Downloads

Download data is not yet available.

References

Ana Mae BARBOSA. Teoria e Prática da Educação Artística, p. 11.

CROCE, Cultura e Vida Moral apud Antonio GRAMSCI, Literatura e Vida Nacional, p. 10.

John DEWEY, A Arte como Experiência, p. 99.

André LALANDE. Vocabulaire Technique et Critique de ta Philosophie, p. 302.

Etienne SOURIAU. Chaves da Estética, p. 17/18.

Etienne SOURIAU, op. cit., p. 18.

Jan MUKAÉOVSKV, Escritos de Estética y Semiótica del Arte, p. 51.

Albert EINSTEIN, apud D'Arcy HAYMAN, ''A Arte: Essência da Vida, As três faces da arte, p. 22.

Pierre FRANCASTE L, Arte y Tecnica en los siglos XI X y XX, p. 263.

Pierre FR ANCASTEL, ’'Problemas da Sociologia da Arte'', Sociologia da Arte, 11 p. 23

Pedro MANUEL, Arte no Brasil, p. 11.

Galvano DELLA VOLPE, Della Volpe: Sociologia, ON. da Coletânea Wilcon J. Pereira, p. 56.

Edmund B. Feldman, Becoming Human Through Art, p. 174.

Ana Mae BARBOSA, '’O que é o Ensino de Arte?", Revista José nº 5 e 6, nov./dez. 76. RJ, p. 62.

Published

2024-02-27

How to Cite

Lima e Montes Castanho , M. E. de. (2024). ARTE E EDUCAÇÃO. Reflexão, 12(39). Retrieved from https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/reflexao/article/view/11836