NOVA COMPREENSÃO DE HOMEM E PROJETO POLITICO
Abstract
No surgimento e na expansão das várias linhas de existencialismos, do início do século até os anos de 40, com uma produção filosófica tão volumosa como nunca houve na história da filosofia, todos os existencialismos, distintos e de resultados por vezes conflitantes ( o existencialismo de Heidegger, que não aceitou o qualificativo existencialista, findou por caracterizar o homem como ser para a morte ( 1 ) : o existencialismo de Sartre não conseguiu compreender e elucidar o verdadeiro relacionamento intersubjetivo: os existencialismos cristãos não se desligaram de uma vertente religiosa e de fé, com o que tornaram mais rica e mais densa uma antropologia cristã ) todos os existencialismos, repetimos, partiram da intenção pesada e inquebrável de compreender o homem em sua existência ( em Heidegger ainda que para resposta à pergunta fundamental da filosofia, a pergunta acerca do significado do Ser ), intenção de compreender de novo o homem como ente concreto, um ente vivo e no modo como existe. em sociedade humana com suas tragédias e epifanias, no heroísmo e na miséria, vivaz nas ações filantrópicas e angustiado quando se isola para se interiorizar e tentar o desfazimento do mistério de seu existir.
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